1º PETRÓPOLIS FILM FEST ACONTECERÁ EM 2018

O Festival, idealizado para divulgar as produções cinematográficas de língua portuguesa, poderá fazer parte das festividades de aniversário da cidade

Entre os dias 19 a 25 de março de 2018, a cidade de Petrópolis será a capital mundial do cinema Lusófono. Em sua primeira edição o Petrópolis Film Fest, idealizado pelo cineasta Calebe Pimentel e pela atriz Surama de Castro, reunirá representações dos principais festivais da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Muito antes dele acontecer, haverá uma audiência pública, no dia 22 desse mês, dirigida pelo presidente da Câmara, Vereador Paulo Igor, na Casa Legislativa de Petrópolis, para a discussão do Projeto de Lei n° 5955 proposto pelo presidente, que cria a semana do Festival de Cinema Lusófono, a ser realizado na segunda quinzena de março, dando continuidade às atividades de comemoração do mês de aniversário da cidade.

Para o evento, que acontecerá apenas no ano que vem, já foi confirmada a presença, de algumas pessoas: o Consul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, o Cônsul Jaime Leitão, o Deputado Estadual Geraldo Pudim, o Secretário de Cultura de Estado André Lazaroni e a Coordenadora da Rio Film Commission Tânia Pinta. Além deles, o evento contará com a presença do Cineasta Walter Lima Jr. que presidirá o júri oficial do Festival e do ator Márcio Garcia.

O festival foi idealizado para a difundir as produções cinematográficas entre os países de língua portuguesa. Além dele, serão realizadas durante o evento, e durante o ano todo, oficinas de cinema e exibições itinerantes nos bairros, buscando uma aproximação maior com o público local. A cidade foi escolhida devido ao seu passado histórico. Petrópolis, foi idealizada e fundada pelo português e imperador do Brasil D. Pedro II. Assim, ela conserva traços europeus nas características do seu povo e nos moldes de suas vivências.

A cidade também possui um grande potencial para se tornar um polo de produção audiovisual, com várias TVs locais que apresentam cerca de oitenta programas independentes, que oferecem informação e entretenimento para o público local.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here