A cidade de São Paulo possui muito contato com a sétima arte. Isso acaba refletindo na quantidade de cineclubes espalhados por ela. Conheça cinco dessas iniciativas

Os cineclubes, espaço de trocas, debates e aproximação entre público e o cinema, surgiram no país a quase 100 anos. O primeiro foi o Chaplin Club no Rio de Janeiro, em 1928. Em São Paulo o primeiro foi fundado em 1940 e nomeado de Clube de Cinema de São Paulo. Com o passar dos anos, o movimento cresceu. Hoje existem cineclubes em vielas, laje, campo de futebol e também nas salas de cinema.

Desde junho, o Circuito Spcine também faz parte dessa rede de cineclubes. Com o Programa de Ação Cineclubista, as 20 salas do circuito passam a receber atividades de reflexão e discussão sobre conteúdos audiovisuais. No dia 13, a organização reuniu representantes de diversos cineclubes de referência em São Paulo para o lançamento do programa.

Conheça cinco locais que participaram dessa experiência:

Mundo em Foco

Formado por jovens engajados com questões sociais, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo,  estimula o diálogo sobre arte. Todo mês, além do Cineclube Mundo em Foco, com exibição de filmes e videoclipes, o espaço recebe o Cine Tiquinho, sessões temáticas para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e o Saraudiovisual, encontro poético com intervenções visuais. O grupo ainda realiza oficinas, exposições e produz conteúdos audiovisuais.

Endereço: Rua Maria de Nazaré, 180, Ermelino Matarazzo

Facebook: Mundo em Foco

 Cine Campana

O cineclube acontece toda primeira quarta-feira do mês no Centro Cultural Grajaú e toda última quinta-feira na Casa de Cultura Popular do M’boi Mirim. Os encontros sempre trazem filmes que geram discussões sobre as políticas afirmativas e direitos da juventude.

Endereço: Centro Cultural Grajaú – Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252, Parque América

Casa de Cultura de M’Boi Mirim –  Av. Inácio Dias da Silva, s/nº – Piraporinha

Facebook: Cine Campana

Cine Campinho

O campo nesse caso não é só para o futebol. O projeto que surgiu em 2007 no bairro Jd. Bandeirantes é referência. Todo terceiro sábado do mês, às 17h, a bola para pro filme começar.

Endereço: Rua Aléssio Prati, s/n, Guaianazes

Redes sociais: Cine Campinho

Cineclube Cinema Paradiso

Economistas, educomunicadores, professores, sociólogos. Desde 1995, o Cine Paradiso se reúne quinzenalmente, sempre aos domingos, para debater os filmes exibidos nos cinemas. Não há regras e nem dinâmica pré-estabelecida, tudo flui com muitas trocas sobre a produção audiovisual de ontem e hoje.

Site: grupocinemaparadiso.com.br

Cine Favelas

O Cine Favela é o primeiro cinema da comunidade de Heliópolis. Criado em 2003, as exibições acontecem toda quarta-feira, às 18h. E melhor, a comunidade que manda na programação.

Endereço: Rua do Pacificador, 288, Heliópolis

Site: www.cinefavela.org.br