RESGATANDO A HISTÓRIA JUNTOS

Uma campanha de financiamento coletivo foi iniciada para restaurar o filme Um Céu de Estrelas, responsável pela Retomada do Cinema Brasileiro

Fernando Collor foi o primeiro presidente brasileiro a perder o seu cargo pelo processos de impeachment, mas antes de deixar a presidência ele retirou todos os incentivos para a produção audiovisual. Com isso, poucos filmes foram realizados nos anos seguintes. Em 1996 por exemplo, houveram apenas 16 lançamentos, um valor irrelevante quando comparado aos 143 produzidos em 2016.

Alguns desses filmes da década de 90 foi Um Céu de Estrelas que marcou o início da Retomada do Cinema Brasileiro. Dirigido por Tata Amaral, o longa estreou internacionalmente em Toronto, mas alcançou diversos festivais ao redor do mundo, além de ganhar diversos prêmios no Brasil. Entretanto um problema cerca esse título importantíssimo: Suas poucas cópias em película encontram-se deterioradas e as versões encontradas na internet possuem uma qualidade muito inferior da que seria encontrada após a digitalização profissional.

Para contornar esse problema e resgatar um pedaço importante da história do cinema nacional, a diretora e sua equipe decidiram lançar uma campanha no Catarse, plataforma de financiamento coletivo, para angaria fundos e realizar os processos de restauração e digitalização.

“Não existem investimentos públicos ou privados para restauro e digitalização de longa-metragens, por isso optamos pelo financiamento coletivo. Queremos tornar o filme acessível ao público novamente e também contribuir para a preservação da memória do cinema brasileiro”, afirma a diretora Tata Amaral.

A campanha possui uma meta flexível. Caso o valor para o processo principal seja atingido, a equipe continuará arrecadando dinheiro para lançar o filme em DVD e no cinema, para comemorar os 20 anos do lançamento desse clássico.

As contribuições para a digitalização do filme podem ser feitas pelo site Catarse, com valores a partir de R$ 20. Para conhecer mais sobre este trabalho e saber como colaborar, acesse a página da campanha no Catarse ou acompanhe as redes sociais do filme.

http://catarse.me/umceudeestrelas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here