SAIBA TUDO SOBRE O FESTIVAL DO CINEMA BRASILEIRO DE PARIS

Evento, que acontece em abril, tem filmes, músicas e debates; abertura terá exibição do longa ‘Nise – Coração da Loucura’

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

Em uma mistura cultural que mescla cinema, literatura, música, debates e homenagens, o tradicional cinema Arlequin de Saint Germain será palco da 18º edição do Festival do Cinema Brasileiro de Paris que acontece entre os dias 5 e 12 de abril na França.

Para abrir os trabalhos, será exibido o longa ‘Nise – Coração da Loucura’, protagonizado por Glória Pires que interpreta a psiquiatra Nise da Silveira responsável pela técnica revolucionária de utilizar pincéis, telas e liberdade como alternativa para a cura. A atriz e o diretor Roberto Berliner estarão presentes no dia da abertura.

Ao todo, são oito filmes que concorrem em competição aberta para o voto do público. São eles ‘Jonas’ (Lô Politi); ‘Orfãos do Eldorado’ (Guilherme Coelho); ‘Mundo Cão’ (Marcos Jorge), ‘Vidas Partidas’ (Marcos Schechtman); ‘Aspirantes’ (Ives Rosenfeld); ‘Campo Grande’ (Sandra Kogut); ‘Amores Urbanos’ (Vera Egito) e ‘Boi Neon’ (Gabriel Mascaro). O evento também recebe debates de algum dos diretores dos filmes em competição, entre eles Vera Egito e Guilherme Coelho.

O festival também pretende prestar uma homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, falecido em 2014, e dono de uma grande bagagem na história do cinema brasileiro, com filmes como ‘Últimas Conversas’, no qual ele faz uma série de entrevista com jovens estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro. O documentário será exibido em uma sessão especial e contará com um bate-papo na presença da montadora Jordana Berg, da diretora Sandra Kogut e dos diretores Marie-Clémence Paes e César Paes.

Para encerrar de um “jeitinho” tipicamente brasileiro, o Festival do Cinema Brasileiro de Paris recebe a cantora Teresa Cristina que interpretará as principais canções de Cartola, entre elas ‘O Mundo é um Moinho’ e ‘As Rosas Não Falam’.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here