STORYBOARD: UMA PONTE ENTRE O ROTEIRO E O FILME

Storyboard é o que permite aos realizadores terem uma ideia de qual será o aspecto final de uma animação

Chou Jo Vy

O storyboard é a primeira forma visual do roteiro e faz parte do planejamento da pré-produção da história. É umas das etapas intermediárias entre o roteiro e o filme. Sua forma sequencial, quadro a quadro, é semelhante à de uma história em quadrinhos. Com ele temos uma visão antecipada de como ficará o roteiro na tela.

Dessa forma, fica mais fácil determinar qual a lente e a posição de câmera mais adequada, o melhor posicionamento dos cenários e a luz do ambiente, possibilitando a primeira aproximação do posicionamento da cena e, no caso de animações de objetos, o planejamento dos movimentos de cada cena.

Utilizamos o storyboard em diversas áreas de audiovisual, tais como: publicidade, filmes, desenhos de animação 2D e 3D, seriados, novelas e videoclipes.

O storyboard é uma ferramenta utilizada ainda na parte da pré-produção em qualquer projeto visual. Ajuda cineastas, diretores de fotografia, atores de televisão e profissionais de publicidade a visualizarem as cenas e identificarem potenciais problemas antes que estes ocorram. Podem, também, ajudar a estimar o custo da produção e a economizar tempo.

Veja Também