XBO: ILUMINAÇÃO EM FOCO

A XBO está presente no mercado a 60 anos. No começo do mês a OSRAM realizou um workshop para os interessados nessa tecnologia

Nos dias 1º e 2 de agosto a OSRAM, multinacional alemã do ramo de iluminação, realizou um workshop dedicado ao seu produto mais famoso: a lâmpada de descarga XBO. Ela ficou conhecida por causar um grande impacto na indústria cinematográfica nos últimos 60 anos.

As apresentações, que ocorreram no Cinemark do Shopping Market Place, na zona sul de São Paulo, contou com a presença de representantes do próprio Cinemark, das redes Arteplex, Arcoplex, Itaú Cinemas, Cinespaço e Playarte. Além deles, foram chamados dois especialistas internacionais: Gustavo Oseguera e Ramon Charles-Harris. Eles ficaram responsáveis por tirar as dúvidas a respeito do manuseio e ajuste das lâmpadas em projetores, além de debater sobre o atual momento do cinema.

“A exibição de cinema está se reinventando, com o advento de novas tecnologias e recursos. Já existem até telas de 9 dimensões, capazes de gerar efeitos impensáveis quando a XBO foi criada, nos anos 50. Mas, a exemplo da indústria, a lâmpada segue em constante evolução e ainda é o que há de mais moderno para gerar a máxima qualidade de imagens. Com temperatura de cor de 6.000 K, a XBO oferece um elevado índice de reprodução de cores garantindo brilho intenso e de alta qualidade de imagem para filmes no formato 35mm ou com tecnologia digital, 3D”, comenta Ricardo Leptich, presidente da empresa no Brasil.

Lâmpada XBO

A XBO é uma lâmpada de descarga de alta eficiência utilizada para a projeção de filmes em grandes formatos. Foi a primeira a utilizar tecnologia xênon e possibilitou que os blockbusters de Hollywood fossem vistos em suas verdadeiras cores nas salas de exibição. Desde então, o produto teve sua potência constantemente aumentada e sempre manteve seu posto como uma das opções em seu segmento, chegando a receber uma homenagem na cerimônia do Oscar, em 1983, com a entrega de uma estatueta honorária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here