Alô, Ceará!

Cine Ceará – Festival Ibero-Americano recebe inscrições de curtas e longas até março

Texto: Karina Fascina
Imagens: Rogério Resende

Estão abertas as inscrições para a 26ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema que acontecerá em Fortaleza, entre os dias 16 e 22 de junho. O evento conta com duas mostras competitivas, ‘Ibero-Americana de Longa-Metragem’ e ‘Brasileira de Curta-Metragem’. Os interessados têm até 31 de março para se inscreverem.

Nas mostras competitivas são aceitos filmes dos mais diversos gêneros e em qualquer formato, desde que produzidos por cineastas da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. As obras da Mostra Ibero-Americana de Longa-Metragem devem ter duração de no mínimo 60 minutos, com prioridade para obras inéditas no Ceará. Os candidatos concorrem ao troféu ‘Mucuripe’ nas categorias de ‘Melhor Filme’, ‘Direção’, ‘Fotografia’, ‘Edição’, ‘Roteiro’, ‘Som’, ‘Trilha Sonora Original’, ‘Direção de Arte’, ‘Ator’ e ‘Atriz’.

Já a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem aceita obras de até 25 minutos, sendo que os participantes devem ser brasileiros ou radicados no país há mais de três anos e com produção realizada a partir de 2015. Concorrem ao troféu ‘Mucuripe’ os eleitos pelo júri nas categorias de ‘Melhor Curta-Metragem’, ‘Direção’, ‘Roteiro’ e ‘Produção Cearense’.

O festival também recebe mostras não-competitivas como a ‘Olhar do Ceará’ para produções cearenses que tiveram os trabalhos mais significativos.

Cinema Mexicano

A tradicional homenagem a um país libero-americano que acontece todos os anos também fará parte da programação, sendo que o escolhido da vez é o México. No evento, será exibida uma seleção de produções do cinema contemporâneo do país.

Para receber as mostras competitivas e outras atrações que compõem a programação, um dos principais cartões postais da cidade foi escolhido como sede – o Cineteatro São Luiz, localizado em frente à Praça do Ferreira, local onde terá uma Feira Gastronômica, com food trucks e artesanato.

Para mais informações e o regulamento completo, acesse o site.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here