ATUALIZE-SE: FAÇA CURSOS!

Quem aproveitar o difícil momento atual para se aperfeiçoar como profissional será capaz de se antecipar à concorrência no futuro próximo

Texto: Reynaldo Cavalcanti
Imagens: Divulgação

O aprendizado e a busca por atualização são muito valorizados na Foto Studio Equipe. Nossos funcionários e parceiros são sempre incentivados a correr atrás de conhecimento, autoconhecimento, cursos e afins, com o objetivo de aperfeiçoarem as próprias habilidades e técnicas, assim como entrar em contato com as novas tecnologias e diversidades do mercado.

Somos associados e participamos sempre dos cursos e treinamentos organizados pela Merlin (participo como palestrante, atualmente), maior revendedora dos equipamentos da Panasonic, Sony e Black Magic no Brasil. A parceria com eles é importante por trazer à nossa equipe as novidades lançadas no mercado e, também, por nos possibilitar fazer testes com câmeras recém-lançadas em primeira mão. E este é o tema da coluna do mês: quero falar sobre a importância de estar atualizado em um mercado tão competitivo.

Expertise
Como chegamos aos cursos e treinamentos? Por conta do reconhecimento da Foto Studio Equipe e seus mais de 40 anos de atuação no mercado. Passamos pelo U-matic, Betacam, Betacam Digital, VHS, Super VHS, HD, Full HD, 4K… Então, os profissionais que estão comigo (alguns há mais de dez anos) têm total capacidade e entendimento sobre as tecnologias antigas e atuais e propriedade para dizer o que é bom e o que é ruim. Esse tipo de conhecimento é imprescindível para competir em um mercado tão acirrado quanto o de fotografia e vídeo para eventos sociais.

Sobre o conteúdo dos cursos, cumpre dizer que é flexível e temporal. Depende do que está sendo lançado. Hoje, por exemplo, um fotógrafo ou cinegrafista que queira participar de algum tipo de treinamento aprenderá sobre ultra definição e armazenamento. Temos o 4K e, também, já há vídeos feitos em 8K. Então, as pessoas buscam ter uma ideia do que é essa nova tecnologia e como funciona o armazenamento de imagens em ultra definição, um dos grandes temas do momento.

Para quem se interessou, vale ressaltar que tais cursos e treinamentos da Merlin, por exemplo, acontecem pelo menos cinco vezes por ano. Ministro palestras pela Merlin por todo Brasil e, com isso, também consigo divulgar o padrão de trabalho da Foto Studio, que tem bases em São Paulo e Rio de Janeiro, para todo Brasil. Isto significa que, em um curso como este, o profissional que acompanha não aprende apenas sobre tecnologia, mas sobre estilo de trabalho e mercado profissional.

Renove-se!
Se há algo que aprendemos com os cursos (e conseguimos adaptar muito bem na Foto Studio Equipe) é a tecnologia 4K. Ela veio para ficar e há algo interessante sobre ela: há alguns anos, víamos marcas trabalhando com mídias e tecnologias diferentes. Hoje, o que vemos é o 4K! E essa unicidade, em minha opinião, ajuda os profissionais do mercado de eventos sociais, tanto quanto às pessoas. É garantia de imagem de qualidade. Sendo assim, para não me alongar muito: quem se interessar pelos cursos, palestras e treinamentos na Merlin pode se inscrever no site.

Os cursos são abertos ao público e todas as explicações podem ser encontradas na página online da empresa. A dica que deixo para o fotógrafo ou cinegrafista que lê esta coluna é: faça os cursos e fique ligado no que está acontecendo no mercado. A tecnologia 4K e o desenvolvimento do audiovisual vieram para ficar. Conheço fotógrafos que se adaptaram às novidades e outros que não migraram, o que levou a uma separação. Mas os profissionais precisam se aperfeiçoar: quem passar por esta fase de crise estará muitos passos à frente dos demais.

Veja Também