REDE GLOBO – CENÁRIOS DE “CARA NOVA”

Campeões de audiência da Rede Globo utilizam modernos projetores da Panasonic

Texto: Juliana Mel
Imagens: Divulgação

Em 2015, a Rede Globo renovou os cenários de vários programas. Como parte da mudança, a emissora passou a utilizar projetores da Panasonic, líder mundial no desenvolvimento e criação de tecnologias e soluções eletrônicas, com o intuito de reduzir o tempo de produção e gerar imagens mais nítidas.

Segundo Sérgio Constantino, gerente comercial de projetores e broadcast da Panasonic, o grande desafio foi o Jornal Nacional, por ser um programa ao vivo, no qual os apresentadores interagem com os repórteres, em qualquer parte do Brasil ou do mundo, por meio de um telão.  A empresa forneceu dois projetores PT-DZ21KU (o mesmo equipamento utilizado na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e em shows do Coldplay e de Roger Waters), que oferecessem confiabilidade, durabilidade, alta taxa de contraste, qualidade de imagem, baixo nível de ruído e compatibilidade 3D.

Solução prática
Já para o Jornal Hoje, o foco principal foi investir em um equipamento mais prático em relação ao sistema de câmeras de trilho usadas anteriormente, que eram muito grandes, pesadas, lentas e com vários cabos conectados. Para esse fim, as câmeras AK-HC1800, AW-PH405N e AW-RP120G, que são acopladas a um conjunto com um carro de trilho, foram a solução ideal, por permitirem maior agilidade na troca dos equipamentos e por operarem sem a necessidade de fios.

Já no que se refere ao Domingão do Faustão, a atenção recaiu sobre o estúdio, que, antes, utilizava painéis de LED (os quais ficavam atrás do púlpito) para as chamadas de merchandising. Segundo Constantino, ao fazer a captação de imagens do painel, apareciam listras verticais. Para resolver esse problema, recorreu-se a projetores PT-RZ670, que contam com tecnologia a laser e lâmpadas livres de manutenção e que mantêm a saída de luz estável por um período maior de tempo. O sistema faz a projeção traseira em relação à tela do cenário e evita imperfeições nas imagens transmitidas.

 

Veja Também