Centro Europeu oferece três modalidades de cursos para interessados em fotografia

Centro Europeu oferece cursos de fotografia

Cursos são voltados tanto a quem quer aprender uma nova profissão como àqueles que buscam especialização

A reboque da crescente demanda por conteúdos digitais, alguns nichos do setor de fotografia registraram alta no último ano. Um deles é o segmento de fotografia em áreas naturais. Talvez em razão da necessidade de isolamento social, as empresas estão buscando associar suas marcas a cenários bucólicos, que transmitam uma sensação de liberdade e segurança.

Além dessa tendência, o setor registra um aumento na busca por profissionalização. Mesmo em uma época em que grande parte das pessoas cria e distribui fotos nas mídias sociais, a verdadeira fotografia exige uma abordagem e um conhecimento técnicos (atributos que podem agregar valor às imagens, tornando-as mais rentáveis). Ou seja: criatividade é importante, mas também é necessário saber manejar os equipamentos, trabalhar com luzes e sombras e conhecer os melhores ângulos.

Criação artística

Fotógrafa de natureza há duas décadas e professora do Centro Europeu, Priscila Forone acredita que este é um momento importante para conectar os profissionais e a fotografia de ambientes externos. “A fotografia é uma ótima ferramenta, pois instiga um olhar e um estar na natureza de maneira diferente”, afirma a especialista, que já percorreu países como Peru, Argentina e México em busca de boas imagens. Ela acrescenta que as mídias sociais têm contribuído para a criação de materiais com foco nas questões relacionadas ao meio ambiente. “A natureza traz um estado de espírito e isso pode ser usado na criação artística, no processo criativo”, afirma Priscila.

Conformando a relevância da fotografia no mundo atual, uma pesquisa recente mostrou que o processamento da imagem é 60 mil vezes mais rápido que o processamento do texto. Além disso, é possível aumentar as visualizações de um conteúdo em mais de 45% ao incluir uma foto e 60% dos consumidores estão mais propensos a considerar ou contatar uma empresa quando uma imagem é mostrada nos resultados de busca.

Conhecimentos

Ministrar conhecimentos nessa área é a missão do Centro Europeu, que oferece três modalidades de cursos para quem se interessa por fotografia. O Profissional se destina a alunos que queiram iniciar do zero, aprendendo um novo ofício, enquanto o Fotografia Master atende às pessoas que já possuem um conhecimento elementar sobre o assunto, mas almejam se especializar em algum tópico – seja este fotografia sensual feminina, desenvolvimento de carreira ou fotojornalismo.

É possível, ainda, optar pelo Curso Online, que traz muitas vantagens. Por meio de aulas virtuais ao vivo e material digital para aprimoramento, os alunos são abastecidos com conhecimentos que lhes permitirão se inserir na profissão e no mercado de fotografia.

Segundo Tânia Buchmann, supervisora do Núcleo de Fotografia do Centro Europeu, os alunos aprendem mais do que apenas fazer registros imagéticos do que gostam. “O comportamento de quem vai fotografar é diferente de quem vai até a natureza somente para passear”, explica ela. “Durante o curso, os alunos se deslocam até a Mata Atlântica, acompanhados da professora Priscila Forone, para a aula prática”.

You don't have permission to register