CHARACTER STUDIO PARA ANIMADORES 3D

A vida de animador 3D se faz, dentre outras coisas, da busca pela perfeição dos movimentos e de um incessante aprendizado sobre o programa com o qual se trabalha

 

Por Marcos Pellegrini

 

 

ANIMANDO BRAÇOS COM DOPE SHEET E KEY MODE TOGGLE

 

  1. Abra a imagem de um personagem.
  2. Selecione os braços esquerdo e direito (upper arms), simultaneamente. Com o botão direito, abra a Dope Sheet;
  3. Desça até encontrar Bip01, expanda a lista hierárquica, localize e selecione as trilhas “Bip 01 L Clavicle” e “Bip 01 R Clavicle”;
  4. Adicione duas novas chaves no frame 20, na linha transform das clavicles (no rodapé da dope sheet, temos os frames). Feche a dope sheet;
  5. Escolha a viewport left, vá ao frame 20 e habilite auto key;
  6. Gire os upper arms suavemente para trás, no sentido do eixo Z;
  7. Em track selection (menu Motion), selecione rotate e gire o corpo para frente. Aproximadamente, 35 graus;
  8. Selecione os upper arms novamente;
  9. Habilite a key mode toggle. Esta chave fica no canto inferior direito, próximo aos comandos que usamos para visualizar as animações (Play, Stop etc.);
  10. Esta chave transformará os comandos “para frente” e “para trás” em botões que farão o biped se mover diretamente para a próxima chave de animação (nesse caso, frame 25);
  11. No mesmo eixo Z, dessa vez, mova os braços para frente, conforme a figura 03. A chave que existia no frame 25 é sobreposta por esse novo movimento;
  12. Quando rodamos a animação, já é bem mais clara a intenção “declarada” que o biped tem de um salto para outro.

 

COPIANDO E COLANDO POSTURAS

 

  1. Este processo é bem legal, porque poupa bastante tempo, já que não precisaremos animar “na unha” os braços sempre que estivermos em uma nova chave de animação;
  2. Lá no frame 20, quando preparamos os braços, selecione a perspective viewport;
  3. Selecione os upper arms e o COM. No menu animation > copy and paste, primeiramente clique em Create collection. Habilite capture snapshot from viewport. Clique em copy posture. As posturas do COM e dos braços foram copiados. Um thumbnail é mostrado na janela copied postures (fig. 05);
  4. Agora, a brincadeira fica legal! Vá ao frame 40, habilite auto key e clique em paste posture;
  5. A posição é colada conforme o banco que criamos. Mas, em alguns casos, o COM não é colado, o que tem seu lado bom e ruim. O bom é que você deve curvá-lo novamente, criando um movimento ligeiramente diferente. E o ruim é ter que refazer quando pretendia não refazer…
  6. Repita a operação no frame 45 e rode a animação.

 

Pronto, agora você já tem braços animados!

Acompanhe nossas matérias que ensinaremos as formas de como animar um personagem.

 

Marcos Pellegrini é bacharel em comunicação, fotógrafo e profissional audiovisual.

Canal direto: pellegrinimail@gmail.com

 

 

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