CINEMA BRITÂNICO DE GRAÇA EM SP

Mostras fazem parte da 20ª edição do Cultura Inglesa Festival

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

A 20ª edição do Cultura Inglesa Festival já começou e se estende até dia 12 deste mês com uma programação que promove um ‘intercâmbio cultural’ do Brasil com o Reino Unido e que incluiu diversos segmentos – música, teatro, dança, exposições e cinema. Essa última categoria apresenta dois especiais: ‘Mostra Contemporânea Britânica’ e ‘Mostra Retrospectiva British Invasion’.

As sessões são gratuitas e acontecem no Cine Belas Artes, em São Paulo, localizado na Rua da Consolação, 2423. Os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora antes do início do filme.

Confira a programação completa:

 ‘Mostra Contemporânea Britânica’

02/06
21h30 – The Lobster
Sinopse: Na sociedade, que existe em um futuro distópico, qualquer solteiro é apreendido e transferido para o hotel. Lá, homens e mulheres têm até 45 dias para encontrar um parceiro. Caso fracasse, a pessoa é obrigada a deixar o estado humano e se transformar em um animal de sua preferência, que será solto na floresta. E é nesse contexto no qual David, abandonado pela esposa, se apaixona de maneira proibida de acordo com as leis da cidade.

03/06
19h – Slow West
Sinopse: Premiado no Sundance Filme Festival, em 2015, o filme se passa no século XIX e mostra a jornada de Jay Cavendish em busca da sua amada Rose. Para encontrá-la, o jovem viaja da Escócia para o Colorado, atravessando fronteiras e desbravando o oeste americano. No percurso ele conhece o misterioso viajante Silas Selleck, que concorda em protegê-lo em troca de dinheiro.

04/06
19h – The Lobster

05/06
19h – Monty Python
Sinopse: Após um hiato de 34 anos, o Monty Python organiza uma maratona de dez espetáculos na arena The O2, em Londres. O documentário acompanha essa jornada dos humoristas que fizeram sucesso nos anos 70 e 80, influenciaram outras gerações de comediantes e conquistaram uma legião de fãs e admiradores.

06/06
19h – Just Jim
Sinopse: O filme de estreia do diretor britânico Craig Roberts conta a história de Jim, um garoto nem um pouco popular. Seu melhor amigo, Michael, o abandona para se juntar à turma dos alunos descolados; a garota por quem está apaixonado não sabe seu nome; e até mesmo seu cachorro acaba fugindo. Tudo muda quando ele conhece o enigmático Dean, seu novo vizinho, que se oferece para ajudá-los a se tornar notável socialmente.

07/06
21h25 – Life
Sinopse: Dirigido por Anton Corbijn e escrito por Luke Davies, o longa-metragem narra a amizade entre o conhecido fotógrafo da revista Life Dennis Stock e o grande ator James Dean. Os dois se conhecem em 1955, durante uma sessão de fotos realizada por Stock para retratar grandes ícones de Hollywood. O drama conta com as atuações de Robert Pattinson e Dane DeHann e traz um novo olhar sobre a personalidade controversa de uma das famosas personalidades do cinema.

08/06
19h – Northern Soul
Sinopse: Em 1974, no Reino Unido, dois amigos desanimados com a monotonia da vida descobrem um novo mundo ao ouvir o soul americano pela primeira vez. É aí, então, que passam a freqüentar festas em um porão de fábrica e a discotecar. Combinando músicas dos anos 60 e 70, soul e dança, o movimento intitulado Northern Soul surge e forma toda uma geração. O longa, da aclamada diretora Elaine Constantine, é um crônica sobre a juventude desse período e do fenômeno cultural que influenciou DJs, compositores e designers.

Mostra Retrospectiva British Invasion

02/06
19h – 007 – Contra o Satânico DR No
Sinopse: No primeiro filme da saga 007, gravado em 1962, James Bond é enviado à Jamaica para investigar o desaparecimento de um agente britânico. Em meio a sua busca, o espião é levado a conhecer o cientista Dr. Julius No, que está determinado a usar todo o seu conhecimento para destruir o programa espacial dos Estados Unidos.

03/06
21h05 – Laranja Mecânica
Sinopse: O famoso filme de Stanley Kubrick, gravado em 1971, é uma adaptação do romance de mesmo nome do britânico Anthony Burgess. Na sociedade inglesa de um futuro próximo, Alex lidera uma gangue de delinqüentes que matam, roubam e estupram. Após ser preso, o jovem tem a chance de participar de um programa comportamental do governo em troca da redução de sua pena. Laranja Mecânica mergulha em um universo de delinquência, violência e psiquiatria colocando em debate questões sociais, políticas e econômicas.

04/06
21h40 – Trains-Potting
Sinopse: Com uma trilha sonora listada entre as 25 melhores de todos os tempos pela revista Rolling Stones, o filme aborda a história de um grupo de jovens viciados em heroína sob o ponto de vista de Renton. O jovem, assim como seus quatro amigos com personalidades distintas, vive em um subúrbio de Edimburgo e leva uma vida despreocupada.

05/06
21h15 – Blow-Up
Sinopse: Nessa produção de 1966 do grande diretor Michelangelo Antonioni, o célebre fotógrafo de moda Thomas se envolve sem saber em um possível assassinato. Ao registrar despretensiosamente um casal no parque, ele pode ter criado uma prova do crime. A situação se torna mais complicada quando Jane, uma das pessoas registradas naquele dia, passa a tentar recuperar as fotografias.

06/06
21h – Amy
Sinopse: Sucesso de bilheteria no Reino Unido, o documentário apresenta um recorte sobre a vida da famosa cantor e compositora inglesa Amy Winehouse. Começando pela infância em Londres, passa por seus relacionamentos conturbados, o conflito com a imprensa e a luta contra as drogas, até chegar à sua morte prematura, aos 27 anos.

07/06
19h – Absolute Beginners
Sinopse: No final dos anos 50, em meio ao agito do Rock’n’ roll, o longa acompanha o romance entre dois jovens em início de carreira. Collin MacInnes, um fotógrafo novato, e a linda modelo e designer Crepe Suzette se amam, mas as ambições profissionais da garota acaba afastando-os.Para reverter a situação, Collin abre mão de seus princípios a fim de impressionar Crepe. Além do retrado de uma geração, o filme conta com uma seleta trilha musical e interpretrações de David Bowie e Patsy Kensit.

08/06
21h20 – O Lixo e a Fúria
O documentário de Julien Temple faz um relato da efêmera, porém marcante, trajetória dos Sex Pistols. Imagens de shows, entrevistas concedidas na época e depoimentos polêmicos e atuais de seus integrantes são reunidos pela primeira vez para contar a história da banda inglesa que marcou o movimento punk.

Veja Também