CIRANDA DE FILMES COMEÇA ESTE MÊS EM SP!

Com foco na infância e educação, mostra conta com exibição de filmes e oficinas cinematográficas

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

Com o tema ‘Mestres, referências para um tempo de incertezas’, a 3ª edição da Ciranda de Filmes acontece entre os dias 9 e 12 de junho, no espaço Itaú de Cinema Augusta e no CineSesc, em São Paulo. O evento – que conta com exibições de filmes, oficinas e rodas de conversas – é o primeiro do Brasil com foco na infância e educação.

A abertura do evento acontece um dia antes, em 8 de junho, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, com a pré-estreia do documentário ‘Do Pó da Terra’. Com produção de Fernando Machado e direção de Maurício Nahas, o filme traça um novo olhar sobre a produção artística em cerâmica do Vale do Jequitinhonha (MG), além de abordar outras questões como a relação dos moradores com o bairro e histórias dos trabalhadores da terra.

O evento também exibirá um filme bem conhecido e premiado. ‘Billy Elliot’ conta a história de um garoto com o mesmo nome que, aos 11 anos de idade, é obrigado pelo pai a praticar boxe, mas é no balé – realizado na mesma academia onde realiza a atividade – que o jovem se encontra e se apaixona pela dança. As sessões acontecem nos dias 9 de junho, às 11h, e 10 de junho, às 17h, no Espaço Itaú de Cinema.

Oficinas de cinema
Ministradas pelo jornalista e crítico de cinema Sérgio Rizzo, as oficinas de cinema acontecem nas manhãs dos dias 3 a 9 de junho – antes do início oficial da Ciranda – e pretendem ‘promover a discussão e o exercício dos fundamentos, critérios e procedimentos da crítica cinematográfica’. Nas aulas, serão apresentados textos para análise da produção audiovisual relacionada à infância e à educação – com foco nos filmes exibidos na mostra.

Os interessados devem se inscrever por meio do e-mail reservas@cirandadefilmes.com.br, com o envio do currículo resumido (até 10 linhas) e um texto argumentando em quê a oficina poderá contribuir para o desenvolvimento de suas atividades de formação, pesquisa ou profissionais. Ao todo, serão 25 selecionados.

Para mais informações e a programação completa, acesse o site.

 

Veja Também