COMO FAZER ANIMAÇÃO NO STUDIO MAX

Vamos aprender a fazer animações por “estágios” através do recurso de criação de camadas (layers). Esse artifício torna a animação não-linear, organizada e intuitiva

Por Marcos Pellegrini

 

ANIMANDO COM CAMADAS

  1. Neste primeiro exercício, iremos animar os braços de nosso biped dançarino. Isto possibilitará várias animações dos braços usando o método de trabalho não-destrutivo;
  2. Com o arquivo carregado, uma animação de 260 frames, selecione qualquer parte do biped;
  3. De início, o modo footstep deve estar desabilitado. Apague qualquer animação dos braços, caso haja alguma;
  4. Abra Open Track View > Dope Sheet e expanda a hierarquia para ver todas as chaves do biped;
  5. Localize as trilhas Bip01 L Clavicle e Bip01 R Clavicle. Clique sobre a propriedade transform de ambas (usando a tecla CTRL);
  6. Apague. Feche a Track View.

 

CRIANDO CAMADAS

Novamente, selecione qualquer parte do biped, já que, para apagar as trilhas anteriores, é preciso desmarcá-lo;

  1. No menu Motion expanda Submenu Layers; em seguida, Create Layer; Logo acima, onde se lê layer 1, nomeie como “braços”;
  2. Habilite o botão Auto Key e, no frame 35, no qual o pé direito começa a dança, o braço parte para cima;
  3. Começaremos com o braço e a mão esquerda, curvando ambos para cima. O “esqueleto” em vermelho marca posição original;
  4. Selecione todo o braço esquerdo e a mão também. No submenu logo acima, Copy/Paste, clique em Create Collection (nomeie como braço e mão esquerda) e, em seguida, Paste Posture Opposite. Observou o que aconteceu com o braço direito?
  5. Você viu que, propositalmente, não marcamos o frame “Zero” para os braços? Sem problemas: vamos utilizar o Snap Set Key;
  6. Vamos ao frame “Zero” selecionar ambos os braços. No submenu Layers, clique em Snap Set Key (o imã com pontinho vermelho). Eles voltam à posição inicial e uma chave é marcada;
  7. De volta ao frame 35, com ambos os braços ainda selecionados, clique em Copy Posture. No frame 65, clique em Snap Set Key e, no 90, Paste Posture;
  8. Para a regularidade do movimento, use Snap Set Key nos frames 120; 160; 188; 213;
  9. E, paste Posture, em: 145; 175; 200.

 

REFINANDO A DANÇA

  1. Como sempre há espaço para melhorias, voltemos ao frame 10 para marcarmos mais uma Snap Set Key, o que manterá os braços mais tempo embaixo;
  2. Nos frames 50 e 100, clique em Paste Posture;
  3. No submenu layers, crie nova camada. Esta se chamará “cabeça”;
  4. Se desejar, anime-a; caso contrário marque como inativa. Ela não será usada e não será destruída;
  5. Para desativar a camada, escolha a que quer manter ativa e clique o ícone destacad – Activate Only Me. Na figura também está a mensagem quando tentamos animar a camada desativada;
  6. Veja a sequência da dança finalizada.

 

Legal de saber: no Studio Max, sempre que você tiver caixas que permitam a entrada de nomes (como neste exemplo dos layers), utilize-as. Isto facilitará a identificação e a localização.

 

PEQUENO DICIONÁRIO “BIPED”

 

Actual stride width: largura do passo

Actual stride length: comprimento do passo

Arm: braço

Armhole: axila

Body type: tipo de corpo

Bones: ossos

Calf: panturrilha

Chin: queixo

Com: center of mass (centro de massa: pélvis)

Elbow: cotovelo

Female: tipo sexual feminino

Figure mode: modo para posicionamento e alteração da estrutura do biped

Fingers: dedos da mão

Fingers links: juntas

Forearm: antebraço

Foreleg: perna dianteira

Foot: pé

Footstep: pegadas (mas, no caso biped, interprete como “passos”)

Hand: mão

Head: cabeça

Height: altura

Highlighted: em destaque

Leg: perna

Length: comprimento (para alongar os passos)

Mesh: malha moldada através de polígonos

Motion panel: painel motion (local para funções relacionadas ao biped depois de criado)

Neck: pescoço

Next key: próxima chave / próximo ponto de animação

Perspective: vista perspectiva

Ponytail: rabo de cavalo

Previous key: chave anterior / ponto anterior de animação

Rotate: girar

See-through: ver através de…

Spine: coluna

Spine links: vértebras da coluna

Tail: cauda

Toes: dedos do pé

Tool: ferramenta

Track bar: barra de trilhas (pode ser chamada de Timeline)

Thigh: coxa

Units: unidades

Upper arm: braço

Viewport: janela de visualização (top, left, right ou perspective)

Weight: peso

Width: largura (para alargar os passos)

Wrist: pulso

 

*Marcos Pellegrini é bacharel em comunicação, fotógrafo e profissional audiovisual.

Canal direto: pellegrinimail@gmail.com

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