COMO FAZER SEU PITCHING?

Em tempos de crise, é essencial saber vender seus projetos!

Texto: Alexandre Reis
Imagens: Divulgação

No Brasil e no resto do mundo, saber vender projetos – ou “vender a si mesmo” – é um grande desafio. Em um mercado repleto de profissionais cada vez mais preparados, como garantir que o seu projeto se destaque entre tantos outros? Como conseguir financiamento e concretização? Como fazer com que sua ideia de filme se torne “o filme”?

Um tipo de seleção de projetos muito comum no exterior, e que ganha cada vez mais força no Brasil, é o pitching, processo em que o líder, cineasta ou produtor de um projeto potencial tem poucos minutos para tentar vender sua ideia perante uma banca analisadora altamente qualificada. Na indústria mais dinâmica do mundo, a de tecnologia, pitchings são a regra. Na de Cinema, não é diferente.

Hollywood sessions
“Em viagens ao redor do mundo, observo que existe muita gente que está pronta para a indústria, mas que encontra barreiras na hora de se vender”, conta Tristan Aronovich, ator, cineasta e fundador do LAFilm – Latin American Film Institute.  “Quando estive no último AFM – American Film Market, o maior mercado de cinema do mundo, observei que só se falava disso”, complementa.

Com base na experiência adquirida em sua carreira nacional e internacional, Tristan está trazendo ao Brasil um novo conceito de evento para cinema, o Hollywood Sessions, no qual profissionais de Hollywood, do cinema independente americano, da TV e do cinema brasileiro passarão orientações, dicas, segredos e técnicas para superar a maior de todas as barreiras: como fazer com que investidores da indústria cultural acreditem em você e seu projeto?

O melhor de tudo é que, além da teoria, a abordagem será prática e os participantes terão a chance de fazer uma dinâmica idêntica à de um pitching real diante de alguns figurões da indústria, apresentando o seu projeto e recebendo feedbacks de profissionais altamente gabaritados. O Hollywood Sessions abordará, também, diversos aspectos que envolvem questões anteriores até à pré-produção, como personal branding (marketing pessoal), elaboração de planos de negócios, transformação da ideia em projeto, casting, acting para câmera e muito mais.

Para a realização desse evento sui generis no país, o LAFIlm está escalando um time de peso. Além do próprio Tristan, cineasta, ator e compositor laureado com diversos prêmios internacionais, o evento contará com Andrew Meyer, professor titular do SCAD – Savannah College of Arts and Design –, onde leciona e é um Mestre, justamente, em Pitching. Suas credenciais dispensam apresentações, pois ele é o produtor de Clube dos Cinco e de Tomates Verdes Fritos, filme que completa 25 anos em 2016 e que terá um evento comemorativo oficial durante o Hollywood Sessions.

O Hollywood Sessions é mais uma iniciativa única e pioneira que visa auxiliar os artistas e profissionais do país (cineastas e atores) a encontrarem seus “lugares ao sol”. Aproveitem!