Cultura em festa!

Sobre a cultura cigana, ‘A Lenda do Gato Preto’ ganha prêmio de Direitos Humanos

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

O filme cearense ‘A Lenda do Gato Preto’ foi um dos vencedores do ‘World Human Rights Awards (WHRA)’ – evento considerado o mais importante que aborda a promoção dos Direitos Humanos. O troféu de Ouro será entregue no próximo dia 18 de janeiro, na cidade de Jakarta, na Indonésia.

O longa tem direção de Clébio Viriato Ribeiro e apresenta como principal objetivo enaltecer a cultura cigana e sua contribuição para a formação da identidade cultural brasileira. Além disso, pretende mostrar o legado que o povo cigano – que passou pelo sertão nordestino – deixou para as futuras gerações.

O filme tem como inspiração uma lenda urbana de Quixadá, município do sertão central do Ceará, que revela uma menina que tem o grande desejo de subir 90 metros de altura pela parte mais íngreme da Pedra do Cruzeiro e sem a utilização de nenhum equipamento. Tudo isso seria motivado por um gato preto que a jovem afirmava sentir-se atraída e que a conduzia até o topo da pedra.

No elenco estão os atores Emiliano Queiroz, Aurora Duarte, Eduardo Dascar e Elke Maravilha.  ‘A Lenda do Gato Preto’ teve sua estreia no dia 23 de junho, em Fortaleza, durante o 25º Cine Ceará.

Compartilhar
Artigo anteriorMãozinha extra!
Próximo artigoWho run the world?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here