Cinema do Brasil leva delegação para o evento

Delegação brasileira no evento audiovisual da América Latina

Amigos, Betânia, O Filho da Puta e Um Casamento foram selecionados pelo Ventana Sur para apresentar sessão de pitching ou do filme

O Cinema do Brasil, programa de promoção e internacionalização do cinema nacional, se prepara para o último evento de 2022. Desta vez, as malas, projetos, filmes e uma delegação com cerca de 40 pessoas embarcam para Buenos Aires, na Argentina, onde acontece o Ventana Sur, mais importante evento do mercado audiovisual da América Latina, até 02 de dezembro.

Em correalização com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o objetivo é mostrar as possibilidades e potencial do cinema brasileiro e gerar negócios por meio de coproduções, distribuição, direitos, apoios e patrocínios, por exemplo. “É o terceiro mercado que mais traz resultado para os produtores, mas quase se equipara a Cannes e Berlim. Então, vale muito a participação”, diz André Sturm, Presidente do Cinema do Brasil. 

A vantagem é que, realizado perto do Brasil, facilita a presença de produtores brasileiros. Outra boa notícia é que está prevista uma grande delegação europeia no evento. “E isso é uma importante oportunidade para produtoras que se desestabilizaram um pouco na pandemia, para encontrarem parceiros europeus sem terem que viajar para a Europa neste primeiro momento”, ressalta Adriane Freitag, gerente do Cinema do Brasil.

Parceria

A delegação brasileira está composta por 16 produtoras e três distribuidoras – de Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo – representantes de projetos e filmes de animação, drama, comédia e família. Destaque para quatro que foram selecionados pelo Ventana Sur para apresentar uma sessão de pitching ou sessão do filme: Amigos (produtora: Barry Company e Vetor Zero), Betânia (produtora: Salvatore Filmes), O Filho da Puta (produtora: Otto Desenhos Animados) e Um Casamento (produtora: Abrolhos Filmes).

Na agenda paralela, a Embaixada do Brasil em Buenos Aires, em parceria com o Cinema do Brasil, realizou um coquetel no dia 29 de novembro. Entre os convidados estavam pessoas de instituições de cinema ligadas à cultura, do país, alguns produtores e a deleção brasileira. Já no dia 30 de novembro, aconteceu o SP Day, com apresentações e brunch, que reuniu produtores de diferentes países, para networking.

A ação iniciativa da delegação também conta com a parceria com a CreativeSP – programa de promoção e internacionalização da InvestSP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo.

Ventana Sur 

Organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) e pelo Marché du Film – Festival de Cinema de Cannes, o Ventana Sur reúne diferentes atores da indústria audiovisual para promover a coprodução, financiamento e distribuição internacional de conteúdo latino-americano.

O evento recebe anualmente 3.000 participantes credenciados, dos cinco continentes, além de representantes das mais importantes redes e plataformas internacionais. No mercado, podem se encontrar com produtores de conteúdo em conferências de negócios, sessões de pitching e reuniões individuais; também têm acesso a mesas redondas, ações específicas para produtores com projetos em desenvolvimento, workshops, palestras e conferências.

Por meio de diferentes seções e também atividades e serviços, como conferências, exibições e a Videoteca, Ventana Sur promove o conteúdo latino-americano de todos os gêneros (como terror, série, animação, games, filme, primeiro corte) e formatos e proporciona uma ampla gama de possibilidades de negócios.

Números do Setor (fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado)

Brasil:

– 2,64% do PIB

– 4,9 milhões de postos de trabalho

– 300 mil empresas e instituições

Mundo:

– Impacto econômico: US$ 2,23 trilhões

– equivalente ao PIB da Rússia

São Paulo:

– 3,9 % do PIB

– 1,5 milhões de postos de trabalho

– 150 mil empresas e instituições

– 47% do PIB criativo do país

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