Dirigido por Wayne Wang, drama “De Volta para Casa” estreou no cinema

Com distribuição da Zeta Filmes, longa-metragem passou pelo Festival de Toronto em 2019

Frequentemente identificado com filmes sobre a diáspora chinesa, o diretor Wayne Wang assina o drama De Volta para Casa, obra que passou pelo Festival de Toronto em 2019 e que estreou nos cinemas brasileiros, com distribuição da Zeta Filmes. Wang também assina o roteiro da produção (em parceria com Chang-Rae Lee), que é estrelada por Justin Chon, Jackie Chung, Christina July Kim e John Lie.

A trama mostra o cotidiano do jovem escritor Chang-era, que cuida sozinho da mãe com câncer enquanto prepara para a família um tradicional jantar do Ano Novo coreano. Essa situação o faz lembrar de momentos cruciais do passado, nos quais enfrentou as expectativas e planos que seus pais tinham para ele, às quais se impôs.

Carreira premiada

O filme também integrou as programações de eventos como o Busan IFF (realizado na Coreia do Sul) e o Tallinn Black Nights (Estônia) em 2019. É mais um título de destaque na filmografia de Wang, nascido e criado em Hong Kong, mas que vive na Califórnia (EUA) desde 1967.

Formado em Ciências Biológicas, ele também estudou pintura no California College of Arts and Crafts, em Oakland, e se pós-graduou em cinema. Em 1982, com uma bolsa da National Endowment for the Arts e do American Film Institute, realizou um filme de baixo orçamento, Chan Is Missing. Mais tarde, dirigiu Dim Sum: A Little Bit Of Heart (1985).  

Outros de seus trabalhos são Eat A Bowl Of Tea (1989) e The Joy Luck Club (1993), além de títulos realizados para estúdios independentes, como Smoke (1995) e Blue In The Face (1995). Em 2007, o diretor voltou às suas origens chinesas com um longa-metragem duplo sobre duas mulheres da Nova China: Mil Anos de Orações (que lhe valeu a Concha de Melhor Filme no Festival de San Sebastian) e A Princesa de Nebraska.

You don't have permission to register