Doc Atrás da Pedra – Resistência Tekoa Guaran: ASSISTA!

Sobre luta indígena por terra, documentário está disponível no Youtube

Texto: Karina Fascina
Imagens: Reprodução

Dedicado à luta e resistência dos índios Guarani Mbyá pela demarcação de terras das aldeias localizadas próximas ao Pico do Jaraguá, zona norte de São Paulo, o documentário Atrás da Pedra – Resistência Tekoa Guarani já está disponível para assistir pelo Youtube.

Com direção do fotojornalista Thiago Carvalho e roteiro de Taís Oliveira, em 30 minutos de duração, a obra tem como objetivo mostrar todos os desdobramentos do processo de demarcação de terras e a luta dos índios Guarani Mbyá com o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Antonio Tito Costa, responsável pela reivindicação.

O documentário foi produzido em 2015 e é resultado de um trabalho acadêmico. As gravações ocorreram nas aldeias Tekoa Ytu – demarcada pelo Governo Federal -, Tekoa Pyau e Tekoa Itakupe, que ainda aguardam pela demarcação.

Vale lembrar que no mês de junho, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, assinou a Portaria Declaratória que reconhece as aldeias no Jaraguá como território tradicional dos guarani. Sendo assim, resta ao Poder Executivo a assinatura definitiva para a demarcação deste território, considerado a menor terra indígena do país.

Assista o documentário Atrás da Pedra – Resistência Tekoa Guarani:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here