DOC ‘MENINO 23 – INFÂNCIAS PERDIDAS NO BRASIL’ – CONFIRA TRAILER!

Com base na tese de Sidney Aguilar, longa conta história de meninos negros submetidos a trabalho escravo em SP

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

Baseado nas descobertas do historiador Sidney Aguilar e com estreia no próximo dia 7 de julho, . ‘Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil’  conta a história de 50 meninos negros levados de um orfanato no Rio de Janeiro para uma fazenda no interior de São Paulo, em 1930, onde foram submetidos a trabalho escravo e identificados por números.

Com direção de Belisario Franca, o filme revela a história de Aloísio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), que contam o que passaram nessa fase da vida deles.

A investigação de Aguilar começou em uma de suas aulas sobre a Segunda Guerra Mundial. Uma aluna contou que na fazenda onde morava havia tijolos marcados com a famosa suástica nazista e esse foi só o ponto de partida para a pesquisa do historiador que foi consolidada na tese de doutorado ‘Educação, autoritarismo e eugenia: exploração do trabalho e violência à infância no Brasil (1930-1945)’, defendida em 2011, na Unicamp, e premiada pela Capes. No mesmo ano, a equipe de pesquisadores da produtora Giros afirmou que aquela história merecia virar um documentário.

Apesar de ainda não ter sido lançado, ‘Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil’ já colhe bons frutos. O longa foi selecionado para o Festival Encounters, na África, e será exibido em Johannesburg e Cape Town, entre 6 a 11 de junho. Já a pré-estreia mundial acontece no dia 19 de junho na ‘Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens’ que integra o 26º Cine Ceará, em Fortaleza.

Veja Também