15ª Mostra de CineOP em formato Digital

15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto chega em formato digital

Atendendo às recomendações de saúde, 15ª CineOP será realizada online, mas sem abrir mão dos propósitos que sempre inspiraram o evento

Um ícone da cultura brasileira, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto comemora 15 anos de atividades em 2020. Na edição deste ano (que acontece entre os dias 3 e 7 de setembro), o evento confirma o seu compromisso com a memória e a preservação do audiovisual no país.

A exemplo de outras iniciativas do gênero, o festival optou por adotar um formato digital este ano, mas sem abdicar do conceito e do propósito que inspiraram as edições anteriores. “Estamos diante de um momento complexo em que salvar vidas é o que importa e, por outro lado, adaptar é a palavra de ordem para enfrentar as mudanças, pensar em estratégias de atuação visando dar continuidade às nossas realizações e encarar este imenso desafio que o setor da indústria criativa como uma forma de expansão e crescimento”, afirma Raquel Hallak, coordenadora da CineOP e diretora da Universo Produção.

Desta vez, a programação estará estruturada em três temáticas: preservação, história e educação. E os organizadores prometem que o público terá a oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, além de descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação participando do programa de formação do evento (que oferecerá oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos).

“Declaração de princípios”

Retrospectivamente, a CineOP teve uma trajetória vitoriosa desde suas primeiras edições. “Olhando o início, e neste ano comemorando 15 anos de realizações, a proposta de fazer uma mostra de cinema dedicada à preservação, que parecia uma aventura, é hoje mais que um evento: é uma declaração de princípios em favor do fortalecimento do cinema nacional”, resume Raquel Hallak.

Uma iniciativa pioneira no circuito de festivais e mostras de cinema, o evento foi criado em 2006 para prestar um serviço da preservação do patrimônio cinematográfico brasileiro. Imediatamente, a iniciativa foi saudada e acolhida por instituições, técnicos, pesquisadores, historiadores, colecionadores, jornalistas e colaboradores.

Além disso, o perfil amplo da CineOP permitiu muitos cruzamentos e descentramentos de pontos de vista, perspectivas e abordagens. As edições da mostra se tornaram palco de encontros, discussões e decisões do setor da preservação, que clamam por atenção e políticas públicas em um mundo que, muitas vezes, negligencia a própria história. Anualmente, o evento realiza o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum da Rede Kino, que reúnem centenas de profissionais de todo o país.

O evento em números

Os números impressionantes da CineOP confirmam sua relevância e empenho em promover as causas nas quais se sustenta. As 14 edições anteriores contabilizam 83 dias de programação gratuita, com 465 sessões de cinema 1115 filmes exibidos (216 longas, 67 médias e 832 curtas). Mais de 3.750 convidados passaram pelo evento – incluindo nomes internacionais e mais de 800 profissionais de imprensa credenciados. E, por meio do Programa de Formação Audiovisual, 105 oficinas e workshops foram realizados.

A educação é outro aspecto que sempre foi priorizado pela iniciativa, que promoveu, em parceria com a rede pública local, 41 sessões do projeto Cine Expressão – A Escola vai ao Cinema (com exibições especialmente selecionadas para o público infanto-juvenil). E para além de sua representatividade cultural, a CineOP ainda promoveu a histórica cidade de Ouro Preto, um Patrimônio Histórico da Humanidade.

Serviço:

A 15ª CineOP é um evento online e gratuita

Site: www.cineop.com.br

You don't have permission to register