Estrelado por Liam Neeson, “De Volta à Itália” chega nos cinemas
Um sucesso consolidado no exterior, filme dirigido por James D’Arcy mescla humor e drama para contar uma história cativante
Com a reabertura dos cinemas, um público ávido por novidades cinematográficas está em busca de boas atrações para conferir junto com a família. Uma excelente dica é a comédia dramática De Volta à Itália, estrelada por um dos astros mais ecléticos e carismáticos de Hollywood: Liam Neeson, astro das franquias Batman e Star Wars, entre outros campeões de bilheteria.
Escrito e dirigido pelo ator James D’Arcy, De Volta à Itália traz Neeson no papel de um artista boêmio que viaja à Itália em companhia do filho. O objetivo é vender uma casa que o protagonista herdou da falecida esposa, mas tudo começa a dar errado quando os personagens tentam reformar a villa, na região da Toscana. O jovem se apaixona por uma chef, cujo ex-marido é um sujeito agressivo e perigoso.
A arte imita a vida
Segundo o astro do filme, Neeson (que teria enfrentado dilemas parecidos com os do protagonista do filme ao perder a esposa, em 2009), a obra é uma grande história sobre família e amor. “Foi muito catártico para lidar com o meu próprio luto”, afirmou o ator. “E fazer isso por meio da arte, ou seja, fazendo um filme, foi muito, muito único e especial.”
Ainda segundo Neeson, a própria sensação de estar cercado por colegas durante as filmagens fez com que ele se sentisse apoiado. “Eles não estavam lá apenas para fazer o trabalho, como se fosse outro qualquer”, disse o ator. “Era um sentimento de camaradagem.”
A experiência também foi especial para o jovem ator Micheál Richardson, filho de Neeson na vida real. “Fazia dez anos que minha mãe tinha falecido, e ser uma pessoa que a perdeu tão jovem… Há uma fala marcante do meu pai, no filme, ‘Ninguém sabe como enfrentar isso.’ E creio que ninguém sabe mesmo, mas quando se passa por isso, muito fica fechado dentro de você, que acho não ser a maneira certa de enfrentar um luto. Você tem que por para fora, chorar. Então, acredito que o processo do filme, me ajudou nisso.”
Elenco talentoso
De Volta à Itália estreia em nossos cinemas no dia 28 de outubro, pela Califórnia Filmes, e deverá repetir, por aqui, o sucesso que tem feito no exterior. A produção foi saudada com entusiasmo pela crítica internacional – segundo a famosa revista Rolling Stone, “a dor compartilhada e o amor irrestrito que o ator irlandês, de 68 anos, e o filho, de 25, são próximas do que sentiram, e isso traz um toque de honestidade ao filme.” Já o jornal britânico The Guardian enalteceu o trabalho do roteirista e diretor James D’Arcy, assim como a qualidade das interpretações do elenco talentoso.
“Depois de muito tempo em desenvolvimento, poder voltar à Toscana com Liam e Micheál, um elenco dos sonhos, era inacreditável”, afirmou D’Arcy. “É um privilégio poder contar essa história com esses dois atores. Todos nós tínhamos conexão com o material, que foi muito além das páginas do roteiro.”
Ainda segundo o cineasta, a decisão de adicionar uma pitada de humor ao longa se deu em razão da densidade do argumento. “Acredito que, se o público se sentir mais confortável, estará mais tranquilo quando chegar às partes mais duras do filme, as cenas mais emocionais”, diz o realizador. “Sempre foi claro, para mim, que seria um longa cheio de esperança, que as pessoas saíssem do cinema se sentido bem sobre si mesmas e a vida.”