Exposição do premiado fotógrafo Nicholas Nixon
Além de 181 fotos, o Instituto Tomie Ohtake promove atividades educativas que incluem visitas mediadas
A obra do legendário fotógrafo Nicholas Nixon é tema de uma exposição inédita viabilizada com acervo da Fundación MAPFRE (e em colaboração com o Instituto Tomie Ohtake).
Apresentando 181 imagens, divididas em nove núcleos que mostram a habilidade do artista em retratos e fotografia documental (As Irmãs Brown, Cidades, Varandas, Idosos, AIDS, Casais, Família / Casa, Retratos e Fotos Recentes), o evento tem curadoria de Carlos Gollonet, chefe de fotografia e obras da fundação espanhola.
“O patrocínio a essa belíssima exposição reitera o nosso compromisso social, uma vez que democratiza o acesso à cultura, tão importante para a formação e transformação da sociedade”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE Brasil. Com entrada franca, a mostra poderá se conferida pelo público até o dia 18 de abril, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP).
Foco na emoção
Nascido em 1947, em Detroit (Michigan, EUA), Nicholas Nixon encanta o mundo com seus registros fotográficos (que, inclusive, lhe renderam diversos prêmios) desde os anos 1970. Alguns de seus temas prediletos são o envelhecimento, a família, o afeto, a cumplicidade e a solidão.
Mais conhecido por seu trabalho As Irmãs Brown (no qual ele registrou, ano a ano, um grupo de quatro mulheres), o fotógrafo criou várias outras séries, igualmente exaltadas por revelarem a emoção contida em expressões de idosos residentes em asilos, pacientes soropositivos etc.
Vale destacar que, além da exposição, o evento terá diversas atividades educativas, incluindo visitas mediadas, encontros exclusivos para professores e uma publicação sobre a obra de Nixon e sua relação com temas sociais que podem ser abordados em sala de aula junto aos estudantes. A mostra oferecerá, ainda, recursos de acessibilidade, como videolibras e audiodescrição de algumas obras.
Serviço
Exposição: Nicholas Nixon – Coleções Fundación MAPFRE
Quando: até 18 de abril / terça a domingo, das 12h às 17h (entrada franca)
Onde: Instituto Tomie Ohtake – Avenida Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros (São Paulo/SP) Informações: (11) 2245-1900