‘CREATIVE CLOUD’ – CADA VEZ MELHOR!

Adobe anuncia as novas características de suas ferramentas da Creative Cloud para edição de vídeo, gráficos de movimento, áudio e colaboração

Texto: Eduardo Torelli
Imagens: Divulgação

As indústrias de tecnologia e de entretenimento convergem fortemente mais para assegurar que a fruição de conteúdos se torne cada vez mais curiosa e impactante. Na National Association of Broadcasters (NABShow), realizada entre 18 e 21 de abril, em Las Vegas (EUA), a Adobe revelou as novas características de todas as suas ferramentas da Creative Cloud para edição de vídeo, gráficos de movimento, áudio e colaboração.

As ferramentas de vídeo da Adobe Creative Cloud têm sido maciçamente empregadas pelos editores (seja em superproduções hollywoodianas ou em filmes independentes premiados). Um bom exemplo é a aventura Deadpool, da 20th Century Fox, que teve uma passagem avassaladora pelos cinemas. A equipe de pós-produção do filme optou pelo Adobe Premiere Pro CC, assim como os profissionais envolvidos na nova série do famoso diretor e produtor David Fincher para o Netflix, MindHunter, e os realizadores de 6 Below, dirigido por Scott Waugh e estrelado por Josh Hartnett, que está sendo filmado em 6K RED e que será editado de maneira nativa no Premiere Pro.

Mídias sociais
A tecnologia da Creative Cloud também alimenta uma nova geração de conteúdos entregues via mídias sociais, como YouTube, Facebook e Instagram. “Os vídeos que fazemos na RocketJump são puro entretenimento,” diz Freddie Wong, fundador da RocketJump, empresa híbrida entre estúdio/produção por trás do popular canal RocketJump do YouTube. “Somos usuários da Creative Cloud há anos e adorei os recursos que serão lançados em breve. Além de editarmos filmagens nativas no Premiere Pro e criarmos efeitos visuais impressionantes no After Effects, utilizamos o Photoshop para gráficos, o Audition para adoçar os áudios, o Media Encoder para exportar o conteúdo e, agora, a Creative Cloud Libraries para compartilhar ativos.”

Experiências imersivas também estão na pauta da Adobe. No próximo lançamento da Creative Cloud (que será disponibilizado em julho), o Premiere Pro CC adicionará novos recursos de realidade virtual, incluindo o modo “campo de visão” de mídias costuradas de maneira esférica. Além disso, graças à integração do Adobe Stock com os aplicativos CC, os clientes já podem usufruir de ganhos de produtividade, com aumentos de até 10 vezes, durante a adição de imagens do banco em projetos criativos (incluindo vídeos). Os novos fluxos de trabalho permitirão que os usuários do Adobe Bridge e do Lightroom contribuam com o mercado da Adobe Stock diretamente de dentro do aplicativo.

Mudança
“Há uma rápida mudança ocorrendo no cenário digital, com vídeos se tornando o tipo de mídia de crescimento mais rápido em todas as plataformas de mídia social e OTT, o que implica em uma grande transformação nas transmissões e nas filmagens”, conclui Bryan Lamkin, vice-presidente executivo e gerente geral do Digital Media da Adobe. “A Adobe está transformando a indústria com a Creative Cloud e o Primetime, ajudando os clientes a criarem conteúdos belíssimos para engajar os espectadores e tecnologias que rentabilizam conteúdos que agradam ao público.”

Veja Também