FORTALEZA: ‘MOSTRA DE CINEMA MEXICANO’ COM SESSÕES GRATUITAS

Mostra acontece entre os dias 7 e 19 de junho e integra o Festival Cine Ceará

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

Como parte da programação do 26° Cine Ceará, entre os dias 7 e 19 de junho, a Caixa Cultural Fortaleza apresenta Mostra de Cinema Mexicano com exibição gratuita de obras de diretores renomados e jovens cineastas do país e que são desconhecidos pelo público brasileiro.

Além da exibição de filmes, a mostra contará com debates de cineastas e teóricos convidados tanto do Brasil quanto de outros países. Também haverá Master Class relacionada ao filme exibido no dia.

A programação principal do evento conta com importantes obras do cinema mexicano contemporâneo: ‘La Maldad’, de Joshua Gil; ‘AlexFilm’ e ‘Las Letras’, ambos de Pablo Chavarría; ‘Historias de dos que Soñaron’, de Nicolás Pereda y Andrea Bussman; ‘Te Prometo Anarquía’, de Julio Hernández Cordón; ‘Tempestad’, de Tatiana Huezo; ‘Mañana Psicotrópica’, de Alexandro Aldrete; ‘Amores Perros’, de  Alejandro González Iñárritu; ‘Matar Extraños’, de Nicolás Pereda e Jacob Secher Schulsinger; e ‘Los Muertos’, de Santiago Mohar.

Já na sessão de retrospectiva, dois premiados diretores mexicanos têm seus filmes exibidos. Amat Escalante – eleito melhor diretor no Festival de Cannes com ‘Heli’ – que será exibido no festival, além dos longas ‘Sangre’ e ‘Los Bastardos’. Já Carlos Reygadas será representado com os filmes ‘Japón’, ‘Batalla en el Cielo’, ‘Post Tenebras Lux’ e ‘Luz Silenciosa’ – exibido, em 2008, na Mostra Competitiva do 18° Cine Ceará e premiado nas categorias de ‘Melhor Diretor’, ‘Melhor Fotografia’ e ‘Melhor Som’.

Sessões especiais
A programação da mostra também incluiu três sessões especiais. No dia 12, será exibido ‘El Ángel Exterminador’, de Luis Buñuel. Já no dia 15, ‘La Calle de la Amargura’, de Arturo Ripstein, será apresentado com sessão compartilhada do longa ‘600 Millas’ – primeiro filme de seu filho Gabriel Ripstein.

26° Cine Ceará
O 26° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema acontece entre os dias 16 e 22 de junho, em Fortaleza, e conta com oito longas-metragens e catorze curtas-metragens nas mostras competitivas. Os filmes foram selecionados do total de 960 inscritos.

A cada ano, o festival presta homenagem a uma cinematografia ibero-americana e este ano o México foi o país escolhido.

A Caixa Cultural Fortaleza fica localizada na Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema. Para mais informações e a programação completa, acesse o site.

Veja Também