FOTÓGRAFOS E CINEASTAS – DIVULGUEM-SE!

Talento é a base de tudo. Mas uma boa divulgação do seu trabalho também é fundamental para o sucesso

Texto: Reynaldo Cavalcanti
Imagens: Foto Studio Equipe

Você é um fotógrafo e cinegrafista profissional e está investindo em um site próprio e nas redes sociais. Também criou um canal no Vimeo e no YouTube para mostrar o seu trabalho, além de fazer anúncios frequentemente no Google. Sim, tudo isso faz parte do trabalho de divulgação. Entretanto, alguns canais são de extrema importância para a disseminação do seu talento. Falo dos veículos focados em seu público-alvo. Podem ser: revistas segmentadas, blogs especializados ou programas online e offline que falam diretamente para o seu cliente. No caso de eventos sociais, são noivas, debutantes, casais comemorando bodas, bar mitzvah etc.

Uma boa divulgação em mídias televisiva ou imprensa é muito importante para uma produtora de vídeo ou um fotógrafo. Nesse momento, você mostra o que tem de melhor e dá a cara para bater. É uma grande oportunidade de avaliar o próprio trabalho, saber se o seu material está bom ou ruim. Avaliar o que precisa melhorar e entender se o material é realmente diferente. Isso faz você crescer e aparecer para o mundo, quando falamos em Internet. Quando falamos em TV, é um alcance regional ou nacional. E as mídias impressas, que duram mais tempo, são algo palpável e que fica não apenas na memória do cliente, como, também, ao lado da cama ou em uma estante, por exemplo.

Redes sociais

No caso da Foto Studio Equipe, tomei a frente da situação e procurei, na “cara dura”, os veículos de comunicação. Tive sorte, pois, na época, não havia tanta gente qualificada no mercado e isso ajudou nossa equipe, que sempre foi fantástica, a alcançar a mídia desejada e se tornar referência. Como sempre busquei novidades, estava à frente dos meus concorrentes, principalmente no quesito equipamentos de ponta. Procurei a mídia impressa, pois acredito na plataforma e porque uma grande verdade é: “quem não é visto não é lembrado”.

Já as redes sociais, que são plataformas de divulgação mais recentes, ajudam muito. São fundamentais para quem trabalha com eventos sociais. Sabe por quê? As pessoas querem vê-lo, saber quem você é. Por isso, acredito que o marketing pessoal seja muito importante. Tão importante quanto o de sua empresa. As duas ações devem andar em conjunto, pois ninguém contrata uma parede, e sim, uma pessoa para fazer aquela parede… As pessoas, ainda mais em nosso meio, querem “sentir” quem você é, o que você faz e o amor que tem pelo trabalho realizado.

Seja original!

O que não pode ser feito? Cópia! Você precisa ter sua sensibilidade, seu tempero no trabalho. Às vezes, alguns profissionais prestam mais atenção no que é feito fora, por outras pessoas, e se esquecem do próprio trabalho, linguagem e maneira de ver o mundo. Mas como fazer para se diferenciar? Acredito que ser perfeccionista é um bom começo. Se as redes sociais ajudam na divulgação do trabalho, também dão voz ao seu concorrente. Sendo assim, é imprescindível ter um serviço excelente, uma postura impecável e um atendimento sem igual, pois qualquer deslize faz você sair do mercado. Manter o nível alto (e bom) é fundamental. E, para terminar, minha dica desse mês é: confie em você! Em um momento no qual só ouvimos falar em crise, tanto nos telejornais, rádios, jornais e Internet, acredito ser básico olhar para si mesmo, confiar em si mesmo. Vá atrás de se profissionalizar.

Concorrência existe – leal ou desleal –, mas é você que faz a diferença. A Foto Studio Equipe é um grande exemplo e vem fazendoa diferença há 45 anos. Foi muito difícil para os meus pais darem início e tocar o negócio e, hoje, respeito muito minha trajetória, tenho muito orgulho de ser filho deles e do que eles construíram. Por isso, digo: acredito em meu trabalho, em meu potencial e em minha equipe. Faça o mesmo e utilize as maneiras de divulgação do seu trabalho com responsabilidade e ativamente. Isso vai levá-lo longe.

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