Grandes irmãos

São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro recebem evento com exibição de filmes dos cineastas Luc e Jean-Pierre Dardenne

Texto: Karina Fascina
Imagens: Divulgação

O especial ‘Cinema Humanista – Irmãos Dardenne’ entra em cartaz no mês de fevereiro no Centro Cultural Banco do Brasil nas unidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento exibe os filmes que consagraram os cineastas Luc e Jean-Pierre Dardenne, como ‘Rosetta’, de 1999, premiado no Festival de Cannes e ‘La Promesse’, vencedor do prêmio da Confederação Internacional de Cinemas de Arte e Ensaio.

Os irmãos belgas são diretores, roteiristas e produtores e já foram duas vezes premiados com a Palma de Ouro do Festival de Cannes e considerados pela crítica internacional como dois dos mais importantes nomes do cinema contemporâneo.  Os filmes dos diretores têm características próprias e utilizam do naturalismo, despojamento estético, ausência de trilha sonora e da câmera muito próxima dos atores.

Dardennes 2bx

Além dos filmes já citados, serão exibidas produções realizadas entre 1979 a 1983 que abordam diversos temas como a vida de exilados (‘Leçon d’Une Université Volante’), um jornal clandestino escrito por trabalhadores (‘Pour que la Guerre s’Achève. Les Murs Devaient s’Écrouler’’) e sobre as rádios livres na Europa (‘R… ne Répond Plus’).

A curadoria será de Caru Alves de Souza, diretora do filme ‘De Menor’, vencedor do Festival do Rio. A cineasta participará de debates nos três espaços de exibição, na companhia de críticos cinematográficos.

O evento ‘Cinema Humanista – Irmãos Dardenne’ chega ao CCBB de Brasília no dia 10 de fevereiro e se estende até o dia 29 do mesmo mês. Já no Rio de Janeiro e em São Paulo, a mostra acontece entre os dias 17 de fevereiro e 7 de março. Para mais informações, acesse o site.

Compartilhar
Artigo anteriorSemana fotográfica
Próximo artigoCineasta abduzido

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here