‘JUVENTUDE CONECTADA’ ESTREIA SEGUNDA (18) NO CANAL FUTURA

Série documental mostra como os jovens utilizam a internet para transformar a realidade

Texto: Redação
Imagens: Divulgação

Entre os dias 18 e 21 deste mês, os telespectadores acompanhados no canal Futura poderão conferir o resultado da série ‘Juventude Conectada’ dirigida por Luiz Bolognesi e codirigida por Fabiano Maciel. Em dois horários diferentes, às 15h e às 22h30, serão exibidos quatro episódios – ‘Ativismo’, ‘Comunicação Democrática’, ‘Empreendedorismo’ e ‘Educação’.

A série retrata jovens conscientes e criativos que exploram as diferentes possibilidades da era digital para defender suas causas, reinventar modelos econômicos e transformar sua realidade e a do mundo. “Enquanto debatemos a sobrevivência das mídias tradicionais, a queda vertiginosa das vagas no mercado de trabalho e formas de patrocínio e incentivo cultural, por exemplo, nossos jovens não esperam. Eles estão se apropriando do que existe de mais novo em termos de tecnologia e comunicação para procurar novos caminhos e propor mudanças e melhorias para o mundo”, conta Bolognesi.

O primeiro episódio, que será exibido na próxima segunda, 18, tem como tema a mídia online na luta pela resistência e representatividade. De um lado, grupos indígenas que descobriram nela um meio de defesa de seu território e sua cultura. De outro, a juventude negra baiana que, unida a colaboradores em todo Brasil, declaram-se quilombos digitais e conquistaram na web espaço para se expressarem e se mobilizarem pelos direitos sociais.

Além dos protagonistas e idealizadores dos projetos debatidos na série, foram entrevistados profissionais como a psicanalista Maria Rita Kehl, o consultor em economia criativa Lucas Foster e o jornalista e educador Caio Dib.

Veja Também