Maria Fernanda Cândido é estrela de exposição fotográfica na Unibes Cultural

0
Maria Fernanda Cândido / Foto: Luciano Amado
Maria Fernanda Cândido / Foto: Luciano Amado

Vernissage da exposição O Incerto Lugar Do Desejo, com fotografias de Luciano Amado, terá exibição do documentário homônimo seguido de bate-papo entre a atriz, a jornalista Mônica Waldvogel e a cineasta Paula Trabulsi.

Durante as filmagens do documentário O Incerto Lugar de Desejo, o empresário e fotógrafo Luciano Amado acompanhou de perto os passos por Paris da atriz Maria Fernanda Cândido, interpretando Ana Thereza. Sob o severo ar gelado do inverno parisiense, Amado mergulhou na sua própria subjetividade para fazer uma interpretação do que seria o “desejo” e agora traz ao público a mostra homônima, com 60 fotografias, que fica em cartaz na Unibes Cultural, de 31 de outubro a 24 de novembro, com visitação gratuita.

“Meu olhar fotográfico é peculiar e poético porque busco extrair do cotidiano o movimento gentil e humano”, comenta Amado. “Ainda que o projeto como um todo seja muito ousado e brilhantemente orquestrado, a exposição é despretensiosa. Ela busca a poesia do percurso de Ana Thereza, interpretada por Maria Fernanda Cândido, por Paris em busca de respostas”, completa.

Evento será gratuito e aberto ao público no dia 31 de outubro, às 19h, na Unibes Cultural.

VERNISSAGE

Parte do projeto Linha do Desejo, idealizado pelo coletivo ASAS.BR.COM, o vernissage da exposição contará com a exibição do documentário O Incerto Lugar do Desejo e será seguido de bate papo entre a atriz Maria Fernanda Cândido, a jornalista Mônica Waldvogel e a cineasta Paula Trabulsi, onde além de apresentarem suas visões sobre o tema do Desejo, convidarão o público a dar seus relatos em torno de perguntas como “Do que você abriu mão para ser quem você é?” e “O que você faz com a força do seu desejo?”. A conversa será gravada para o programa VOZEScomASAS, da rádio Vozes, apresentado por Patricia Palumbo. Algumas histórias podem ser selecionadas para compor um longa-metragem de ficção, interpretado por Maria Fernanda Cândido, a ser filmado em 2020.

SOBRE O ARTISTA

Luciano Amado é empresário, fotógrafo e designer paulistano, e atua nos três ofícios com igual perspicácia, especialmente porque todos se misturam em seu cotidiano profissional e pessoal desde garoto.

Iniciou sua trajetória fotográfica muito cedo, trabalhando com fotografia analógica para jornais e revistas. Começou fazendo trabalhos autorais em 1998, com vários ensaios fotográficos baseados nos seus desejos em retratar pessoas e seu cotidiano.

Sua primeira exposição fotográfica foi no II FESTIMAGEM, Festival internacional da Imagem, em 2003, com um trabalho sobre o Copan, edifício ícone em São Paulo, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Amado retratou o cotidiano de mais de 525 pessoas durante dois anos e para isso mudou-se para um apartamento próximo ao Copan, podendo dessa forma estar presente em vários horários.

O sucesso e o reconhecimento nesta exposição, vieram em forma de homenagem a ponto de ganhar uma sala de exposições com o seu nome no Espaço Global de Cultura (GLOC) em Águas da Prata.

Os temas abordados pelo fotógrafo sempre são de grande imersão no mundo que escolhe retratar, como por exemplo, vida ribeirinha, o homem e a terra, aglomerado da solidão urbana e agora seu mais recente trabalho, O incerto lugar do desejo.

Serviço:

Exposição O Incerto Lugar de Desejo
Fotografias de Luciano Amado
Vernissage: 31 de outubro, 19h
Exibição do documentário: 20h
Bate-papo: 21h
Encerramento: 24 de novembro
Horário de funcionamento: Terça a domingo, de 10h às 19h
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP, 05409-012
Telefone: (11) 3065-4333