Mostra O Cinema de Jerzy Skolimowski em cartaz no CCBB de São Paulo

Exibição acontece de 24 de maio a 12 de junho e exibirá 19 filmes do cineasta, entre curtas e longas-metragens, em grande parte inéditos no Brasil

Jerzy Skolimowski, um dos principais nome da Nouvelle Vague polonesa em atividade, ganha uma retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. A Mostra O cinema de Jerzy Skolimowski acontece de 24 de maio a 12 de junho e exibirá 19 filmes do cineasta, entre curtas e longas-metragens, em grande parte inéditos no Brasil.

Skolimowski, jovem poeta e um boxeador semiprofissional, entrou para o cinema no início dos anos 60, colaborando com dois dos cineastas poloneses mais reconhecidos internacionalmente: Andrzjev Wajda, co-assinando o roteiro de Os Inocentes Charmosos (Niewinni Czarodzieje, 1960), filme no qual também interpreta o papel de um boxeador; e Roman Polanski, a quem conhece na faculdade de cinema, colaborando com o roteiro de seu primeiro longa Faca na água (Nóz w Wodzie, 1962).

Poucos cineastas do leste europeu tiveram o trânsito que Skolimowski teve no ocidente. O autor foi acolhido pela crítica internacional, abrindo portas para uma obra transnacional, entre Polônia, Bélgica, Inglaterra e EUA. Nos seus filmes, o tema principal é o estranhamento e o deslocamento do sujeito diante de um mundo no qual não se reconhece. Seu cinema de invenção fez com que ele fosse admirado por cineastas diversos, como Jean-Luc Godard, David Lynch e Quentin Tarantino.

Com curadoria de Maria Chiaretti, Patrícia Mourão e Theo Duarte, a mostra ainda traz a obra-prima Deep end em 35mm. Considerado um marco do cinema inglês dos anos 1970 e muito pouco visto naquela época, o filme foi restaurado e relançado na Europa recentemente. A programação da mostra O Cinema de Jerzy Skolimowski também inclui uma mesa redonda com a presença da especialista em cinema polonês Ela Bittencourt e do crítico Paulo Santos Lima.

Confira a programação completa:

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/o-cinema-de-jerzy-skolimowski/

 

Serviço

O cinema de Jerzy Skolimowski

De 24 de maio a 12 de junho de 2017

CCBB São Paulo

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) | 5,00 (meia)