Mini Cine exibiu cinco curtas-metragens independentes

Mudanças climáticas e orgânicas que estão ocorrendo no mundo

Com curadoria da LORA, aconteceu mostra virtual que pôde ser acompanhada gratuitamente até o dia 8 de abril

As mudanças climáticas e orgânicas que vêm ocorrendo no planeta inspiram os curtas-metragens selecionados para o projeto Mini Cine. Com curadoria da LORA, a mostra virtual seguiu até o dia 8 de abril.

No dia 26 de março, no Instagram do Instituto Ling (@instituto.ling), os filmes foram tema de um debate que contou com a participação da curadora de cinema Manu Fetter e da Dra. Cristine Trevisan. Paleobotânica e pesquisadora, Trevisan é graduada em Ciências Biológicas e tem mestrado e doutorado em Geologia Sedimentar (todos pela Unisinos).

Temas variados

Pursuit (2019), filme dirigido por Mike Olbinski, é um dos títulos incluídos na mostra e fala sobre um caçador de tempestades que encontrou narrativas e histórias no movimento das nuvens. Já Elemental (2018), de Armand Dijcks, apresenta o trabalho do fotógrafo Ray Collins ao capturar a interseção da água e da luz. Cada tomada do filme foi criada a partir de uma das fotos originais de Ray.

Dirigido por Michael König, Earth (2012) reúne sequências de lapso de tempo de fotos tiradas pelas tripulações das expedições 28 e 29, a bordo da Estação Espacial Internacional, a uma altitude de cerca de 350km. A curadoria ainda inclui um poema visual sobre a viagem de um pensamento, em Hope (2018), de Max Cooper, e uma reflexão sobre o equilíbrio, em Symmetry (2011), de Daniel Mercadante.

Espectadores ativos

Segundo Manu Fetter, curadora da LORA, as produções são obras experimentais e, como tais, proporcionam uma experiência estética cujo objetivo é despertar a reflexão em detrimento da ação.

“Isso significa que, quando assistimos a uma obra dessas, nos aproximamos do processo de manifestação daquela expressão e somos convidados a nos posicionar como espectadores ativos”, complementa Fetter. “E os espectadores ativos são críticos, observadores e, principalmente, conectores de mundos e conhecimentos”.

Vale lembrar que, desde o início da pandemia, o Mini Cine vem selecionando curtas independentes nacionais e internacionais, agrupados a partir de diferentes temas, para que o público possa desfrutar em casa. A programação tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

You don't have permission to register