Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018

Estação Liberdade convida para lançamento e roda de conversa na Travessa Ipanema

A Estação Liberdade e a Livraria da Travessa Ipanema convidam para roda de conversa e lançamento de Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018. A conversa terá participação das cineastas Ana Carolina, Júlia Rezende, Lúcia Murat, Suzana Werneck, Teresa Trautman e Tizuka Yamasaki e mediação de Luiza Lusvarghi, jornalista e coorganizadora do volume.

Editado em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o livro é fruto de uma inquietação perante as poucas informações disponíveis sobre a história do cinema brasileiro feito por mulheres.

Os 27 textos estruturam esta produção por meio de ensaios com recortes temáticos ou focados em figuras de destaque. Vamos desde o pioneirismo de Cléo de Verberena (a primeira realizadora mulher), Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios) e Gilda Abreu (roteirista e diretora do sucesso O ébrio [1946]), até diretoras em atividade como Anna Muylaert e Suzana Amaral. A edição também inclui filmografias das realizadoras perfiladas e o “Pequeno dicionário das cineastas brasileiras” com mais de 250 verbetes.

O prefácio salienta as dificuldades impostas às mulheres (e, em particular, mulheres negras) para ascender à qualidade de diretoras na indústria cinematográfica. Nos artigos, acompanhamos a jornada das artistas que diversificaram o cinema brasileiro e o histórico de suas contribuições, passando também pelas principais questões temáticas, técnicas e estéticas de suas obras.

You don't have permission to register