NA PRÁTICA: TESTE DE LATITUDE!

Fundamental, o teste de latitude influencia diretamente na exposição das cenas, entre outros fatores

Texto: Ricardo Bruini
Imagens: Divulgação

O teste de latitude de exposição da câmera é um dos mais importantes – afinal, irá influenciar diretamente na exposição das cenas, na iluminação, escolha de cenários e figurinos. É o mais subjetivo de todos os ajustes técnicos de câmera. Uma mesma cena poderá ser exposta de formas ligeiramente distintas, de acordo com os estilos estéticos dos diretores de fotografia.

Embora toda a exposição seja feita, em última instância, para o olho do espectador, a visão humana pode pregar peças e nos fazer cometer erros de julgamento. Por isso, além da acuidade visual do diretor de fotografia e do operador de câmera, é importante contar com alguns instrumentos de medição eletrônica do sinal de vídeo (tais como: histograma e waveform), comuns nas câmeras atuais mais sofisticadas.

Dez tons de cinza?
O conceito de latitude de exposição é bem amplo – mas, de maneira resumida, é o que nos permite dizer quantos stops de diafragma temos entre uma imagem subexposta ao extremo e outra superexposta ao extremo. Assim, podemos prever com antecedência o comportamento da câmera diante dos objetos que serão retratados sob determinadas condições de luz. Se, em uma das cenas, tivermos pontos escuros e claros que ultrapassem a latitude do equipamento, certamente perderemos informação visual e deixaremos de registrar nuances luminosas da imagem (além disto gerar ruído em outras regiões da composição).

A importância do teste
O teste de latitude de exposição dirá o quão longe a imagem poderá ir antes de se tornar subexposta ou, no outro extremo, superexposta. É por meio do teste de latitude de exposição da câmera que se define a escala tonal do audiovisual, tanto com relação à escala de cinzas, como, também, de cores. Isto mesmo: embora a exposição não seja um ajuste relacionado à cor da imagem, também pode influenciar o colorido da imagem – principalmente em câmeras com um único sensor com pixels dispostos no padrão Bayer ou que façam uso de compressões desbalanceadas de cor.

 

Veja Também