“NO INTENSO AGORA”, LONGA DE JOÃO MOREIRA SALLES, ESTREIA NO FESTIVAL DE BERLIM

Produção da VideoFilmes terá sua estreia mundial na Alemanha

Texto: Katrine Souza 

Imagem: Divulgação

 

“No Intenso Agora, escrito e dirigido por João Moreira Salles, terá sua estreia no próximo Festival Internacional de Cinema de Berlim (em 9 de fevereiro), como parte da mostra Panorama. O festival é um dos mais importantes do mundo do cinema.

O longa é um documentário, narrado em primeira pessoa, e traz reflexão sobre o que revelam quatro conjuntos de imagens da década de 1960: os registros da revolta estudantil francesa em maio de 68; os vídeos feitos por amadores durante a invasão da Tchecoslováquia em agosto do mesmo ano, quando as forças lideradas pela União Soviética puseram fim à Primavera de Praga; as filmagens do enterro de estudantes, operários e policiais mortos durante os eventos de 68 nas cidades de Paris, Lyon, Praga e Rio de Janeiro; e as cenas que uma turista – a mãe do diretor – filmou na China em 1966, ano em que se implantou no país a Grande Revolução Cultural Proletária.

 

SINOPSE

Feito a partir da descoberta de filmes caseiros rodados na China em 1966, durante a fase inicial e mais aguda da Revolução Cultural, No intenso agora trata da natureza efêmera dos momentos de grande intensidade. Às cenas da China somam-se imagens dos eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e, em menor medida, no Brasil, a partir das quais, na tradição dos filmes-ensaio, tenta-se investigar como aqueles que tomaram parte naqueles acontecimentos seguiram adiante depois do arrefecimento das paixões. As imagens, todas elas de arquivo, revelam não só o estado de espírito das pessoas filmadas – alegria, encantamento, medo, decepção, desalento – como também a relação entre registro e circunstância política. O que se pode dizer de Paris, Praga, Rio de Janeiro e Pequim a partir das imagens daquele período? Por que cada uma dessas cidades produziu um tipo específico de registro?

 

Acompanhe em:

https://www.berlinale.de/de/presse/pressemitteilungen/panorama/pan-presse-detail_35732.html