NOVIDADES FOTOGRÁFICAS

Confira dicas e principais novidades do setor

Texto: Juliana Mel
Imagens: Divulgação

Retrato do bebê

Toda mãe almeja uma lembrança do filho recém-nascido e quer realizar um ensaio “newborn”. Para saber como proceder na escolha do estúdio, é preciso estar atento a alguns fatores. Segundo a fotógrafa Lidi Lopez, esse tipo de sessão dura, em média, de quatro a seis horas, e deve incluir alimentação, intervalos e poses. É necessário garantir o conforto do bebê durante todo o tempo e que o ambiente esteja favorável. “A temperatura, por exemplo, deve ser ideal para o bebê não sentir frio e nem calor e os cuidados higiênicos são uma prioridade”, diz. “Outro fator importante para as fotos saírem como o esperado é a questão da luz, tanto a que entra pela janela como a do flash.” A recomendação é fotografar a criança até duas semanas após o nascimento e é indispensável saber respeitar seus limites. Em caso de ensaio com outras crianças, faça as fotos com elas primeiro, para que sejam liberadas logo. E muito cuidado ao escolher cenários temáticos: apesar de prenderem a atenção, elas podem ficar impacientes.

Raridades na Shutterstock

Uma parceria entre a Shutterstock, líder global no fornecimento de imagens, vídeos comerciais e músicas, e a British Movietone vai disponibilizar verdadeiras raridades para os usuários: a coleção British Movietone Moving Pictures, criada a partir de out-takes, back plates e materiais que não foram usados no cinema produzido em Denham, Shepherd’s Bush e Pinewood Studios entre 1930 e 1960. Também como parte da nova parceria, a British Movietone está licenciando mais de 1000 clipes de qualidade HD recentemente digitalizados e capturados a partir de mais de 300 rolos de filme 35mm. São valiosos retratos de ponto-de-vista de trens e carros, além de arquivos noturnos, vistas aéreas do Fort Knox em 1964 etc. Matthew Miranda, CEO da Newsreel Archive, se diz muito satisfeito com a parceria. “O alcance global e as inovadoras ferramentas de busca da Shutterstock os torna parceiros ideais para elevar a coleção British Movietone Moving Pictures”, conclui.

Imagens aéreas únicas

A Getty Images fechou parceria exclusiva com o premiado fotógrafo ambiental, diretor e conservacionista Yann Arthus-Bertrand. O acordo consiste em uma coleção que leva o nome do profissional e que conta com seu arquivo completo e imagens contemporâneas, tudo agora disponível na base global da Getty Images. O material será constantemente atualizado com as futuras produções de Arthus-Bertrand. Reconhecido por sua fotografia aérea e produção de filmes, o seu trabalho destaca a relação entre os humanos e a ecologia.

Começou sua carreira como piloto de balão de ar quente e pesquisador na reserva Masai Mara e logo se voltou para reportagens sobre questões ambientais para importantes publicações como “Géo”, “National Geographic”, “Life”, “Paris Match” e “Figaro Magazine”. Autor de “The Earth from the Air”, “Good Breeding” e “Horses”, Arthus-Bertrand recentemente começou a produzir filmes como Home. Seu mais novo trabalho, Human, estreou no hall da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2015.

“Somos apaixonados pelo papel das imagens como um agente de mudança, algo que sempre apoiamos em nossas parcerias com a LeanIn.Org e com a UN Global Goals”, afirma Elodie Mailliet Storm, Diretora Sênior de Parcerias e New Business da Getty Images. “Yann Arthus-Bertrand é um dos mais importantes fotógrafos do nosso tempo, o trabalho dele é uma narrativa visual em seu melhor e estamos animados em enriquecer nossa oferta de imagens com seu conteúdo notável.”

Fotógrafo apresenta suas cores

O fotógrafo curitibano Nilo Biazzetto Neto acaba de lançar sua primeira coleção de livros. Batizada de “Primárias”, ela se apresenta na forma de três publicações, cujas imagens compõem exposição fotográfica de mesmo nome, recentemente aberta ao público na Galeria Portfolio.

As fotos foram capturadas com a câmera de um telefone celular desde o fim de 2014, e em seguida compartilhadas no Instagram do fotógrafo (@nilobiazzettoneto). São retratos do dia a dia de Nilo, sem filtros. Sofreram apenas alguns ajustes, principalmente no contraste e saturação, feitos diretamente na hora de postar as imagens na rede social do Instagram. Os assuntos são aleatórios, e o critério de escolha para “Primárias” tem como base as cores e formas. “Tudo acaba virando motivo e tudo pode acabar virando imagem”, explica o fotógrafo.

Os livros estão à venda por R$ 80,00 na galeria (Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico), ou R$ 90,00 (já com o valor do frete para qualquer parte do Brasil). Neste caso, a coleção Primárias pode ser adquirida pelo site. Os livros são divididos nas cores vermelho, amarelo e azul, e vêm embrulhados em uma capa feita com imagens de texturas que têm os mesmos tons.

Veja Também