Compatível com diversas aplicações, câmera de mão Full HD HXR-NX5R, da Sony, entrega imagens com alto nível de detalhamento

Se você é produtor de vídeo ou cinegrafista, possui sua produtora ou trabalha em uma emissora, é muito possível que já tenha trabalhado com a NX5 da Sony, uma líder de vendas. A câmera se tornou bastante popular pela gravação em cartão SD já em material Full HD. E agora? O que esperar de sua sucessora, a NX5R? Zoom Magazine testou o equipamento e divide com os leitores suas impressões sobre o modelo.

Em resumo, trata-se de uma câmera compacta Full HD 3CMOS com gravação XAVC S, saída 3G-SDI, LED para iluminação embutido e fluxo de trabalho sem fio (uma tendência no mercado atual). Oferece um sistema de três sensores Exmor CMOS Full HD de 1/2,8”, realmente entregando imagens nítidas, focadas e com textura bem detalhada em praticamente qualquer tipo de cenário. A operação é vantajosa, principalmente se você já tem o costume de lidar com câmeras da Sony.

Este modelo conta com funções diretas, fáceis de utilizar, e com um joystick de rápida resposta, o que agiliza o acesso às suas funções essenciais sem a necessidade de recorrer ao menu. Além disso, as novas funções profissionais garantem uma economia substancial, pois, com elas, tornam-se dispensáveis acessórios adicionais.

AGILIDADE

O fácil acesso aos controles se traduz em maior praticidade na hora de configurar o equipamento, o que é útil, principalmente, quando se está fazendo um job de eventos sociais. O sistema Wi-Fi permite que você envie o material ao editor enquanto ainda está gravando. Portanto, o logger não precisa esperar a entrega dos cartões para já ir trabalhando com o material captado. Uma das maiores vantagens deste modelo é o formato XAVC S, que permite gravar em Full HD a 59,94 quadros por segundo.

A câmera também conta com os filtros ND (densidade neutra) integrados em três níveis:  1/4, 1/16 e 1/64. O tamanho do bocal para aquisição de outros filtros é de 72mm. A abertura vai de f/1.6 a f/11, sendo f/1.6 com quadro mais aberto ou f/3.4 no quadro mais fechado (teleobjetiva). O áudio profissional, claro, não foi esquecido. A câmera possui duas entradas XLR que suportam line e mic e, também, saída para mic +48 (phantom power) e saída P2 para fone de ouvido.

COMPATIBILIDADE

Outro ponto positivo deste modelo é que os acessórios da NX5 e NX3 são compatíveis com a NX5R, incluindo as baterias da série L da fabricante. Isto se torna um grande atrativo, principalmente, para os produtores que já possuem alguma das antecessoras.

As mídias SDHC e SDXC, que são muito populares hoje em dia, tornam muito prática a utilização da NX5R. O terminal 3G-SDI conta com saída 60p/50p FULL HD e o LED integrado tem ajuste de intensidade de brilho. Sua temperatura de cor é de 5500K. Com certeza substitui aqueles iluminadores LEDs mais simples, especialmente em gravações de eventos sociais. É, enfim, uma câmera muito adequada para quem produz documentários e vídeos corporativos, sociais ou esportivos, ou mesmo, de conteúdo jornalístico.

FORMATOS

Formato de gravação de vídeo: XAVC S HD:MPEG4-AVC/H264 4:2:0 de perfil longo
AVCHD: formato compatível MPEG-4 AVC/H.264 AVCHD 2.0 DV
Formato de gravação de áudio: XAVC S HD: PCM Linear de 2 canais, 16 bits, 48kHz
AVCHD: PCM Linear de 2 canais, 16 bits, 48kHz/Dolby Digital de 2 canais, 16 bits, 48kHz
DV: PCM Linear de 2 canais, 16 bits, 48kHz

FRAME RATE E RESOLUÇÃO

XAVC S (1920 x 1080) a 50p, 25p, 50Mbps ou a 59.94p, 29.97p, 23.98p, 50Mbps
AVCHD (1920 x 1080) a 50p ou 59.94p, modo PS (28Mbps)
AVCHD (1920 x 1080) a 50i/25p ou a 59.94i/29.97p/23.98p, modo FX (24Mbps) modo FH (17Mbps)
AVCHD (1440 x 1080) a 50i ou 59.94i, modo HQ (9Mbps) modo LP (5Mbps)
AVCHD (1280 x 720) a 50p ou 59.94p, modo FX (24Mbps) modo FH (17Mbps) modo HQ (9Mbps)
DV (720 x 576) a 50i ou 59.94i, 25Mbps

Veja Também