TRAGÉDIA DE MARIANA VIRA ARTE: VEJA O FILME

Ação tem como objetivo não deixar que o assunto seja esquecido

Texto: Redação
Imagens: Jeferson Vieira / Divulgação

O desastre ambiental que aconteceu no ano passado, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, comoveu o país inteiro. Seis meses depois, nasce ‘A Arte Nunca Esquece’, ação criada pela AlmapBBDO para a Panamericana Escola de Arte e Design.

A faculdade enviou o ex-aluno e artista plástico Marcelo Tolentino para visitar a região e conhecer as histórias de quem perdeu tudo nas lamas que tomaram a região.

Acompanhado do fotógrafo Alex Takaki, Marcelo foi até o local da tragédia, conheceu as vítimas e coletou a lama que arrasou as moradias e vidas dos habitantes da cidade mineira. Com este material, iniciou o processo de reproduzir o rosto de quem sentiu na pele os impactos do vazamento de lama.

O resultado do trabalho dos profissionais pode ser conferido nas ruas de Brasília – em uma espécie de exposição a céu aberto próximo ao Congresso Nacional. O lugar não foi escolhido atoa – os responsáveis querem trazer de volta ao debate público a tragédia e alertar os políticos que estiveram ausentes nas duas sessões da Comissão Parlamentar da Câmara dos Deputados que discutiria o caso de Mariana, ambas canceladas por falta de quórum.

Confira o filme sobre o projeto ‘A Arte Nunca Esquece’:

Veja Também