Democracia, arte e diversidade!

0
fotografia diversidade
Foto de Karol Moraes sobre empoderamento da mulher negra é um dos destaques da exposição Faces do Brasil

Exposição Faces do Brasil, promovida pela Shutterstock, dá show de beleza e sensibilidade, além de reforçar o compromisso da empresa com a diversidade cultural; evento é gratuito e vai até 5 de setembro

Do business à valorização cultural. De uma matriz nos EUA ao reconhecimento da grandeza da diversidade étnica brasileira. O espírito democrático da Shutterstock, empresa global líder em tecnologia que oferece ativos, ferramentas e serviços de alta qualidade por meio de sua plataforma criativa, apresenta em São Paulo, de 8 de agosto a 5 de setembro, a exposição inédita Faces do Brasil. São imagens que mostram a beleza do país e a importância da diversidade no fornecimento de fotografias de qualidade em bancos de imagens.

O espírito do Brasil está aqui retratado com autenticidade e sensibilidade. As diversas etnias que compõe a sociedade brasileira, bem como as diversas regiões do país, estão bem representadas. Das expressões culturais catarinenses, passando pelos movimentos populares de São Paulo e alcançando a beleza do Nordeste, com as praias pernambucanas e a fusão baiana de sincretismo religioso e festa popular, representada na exposição por fotos da tradicional Festa de Iemanjá, ocorrida todos os anos em Salvador no dia 2 de fevereiro.

fotografia diversidade
Maria Inês Sacramento retrata a cultura dos professores de surf da praia de Barra da Lagoa, em Florianópolis-SC

“A Shutterstock, sensível à importância de se retratar a diversidade no Brasil, bem como ao desejo do povo brasileiro em fazê-lo, desenvolveu essa exposição como forma de reiterar nosso compromisso. Uma pesquisa realizada pela nossa matriz norte-americana identificou o Brasil como um dos países mais engajados com essa necessidade”, comenta Mauro Guedes, diretor da empresa.

Empresa para todos

O tema diversidade casa naturalmente com o estilo democrático da Shutterstock. Atualmente, seu banco de imagens disponibiliza cerca de 260 milhões de fotografias, com opções de parcerias para todos os públicos. De pacotes voltados para grandes empresas, passando por assinaturas para empreendimentos em estágios iniciais até compra simples de imagens avulsas. Com relação aos fotógrafos, idem! Há os contratados da equipe “offset”, profissionais de alto renome, até fotógrafos em inicio de carreira que podem oferecer seu material a uma triagem para compor o banco e serem remunerados a cada foto baixada por um cliente.

Na exposição Faces do Brasil, as obras são de autoria dos fotógrafos Erica Pontes, Fábio Tirado, Inês Batista, Karol Moraes e Luciano Spinelli, colaboradores da Shutterstock que retratam com grande sensibilidade em suas obras as várias facetas do povo brasileiro.

“A própria escolha dos fotógrafos da exposição partiu do princípio de engajamento com diversidade e democracia. Não necessariamente foram os fotógrafos mais renomados, mas sim aqueles cujos acervos unidos melhor retratavam a diversidade brasileira. Basicamente, da foto chegamos ao fotógrafo, e não o contrario. No fim, conseguimos mostrar a grandeza do Brasil”, explica o executivo.

São, ao todo, 25 imagens do acervo de 260 milhões de ativos da Shutterstock, que identificam o cotidiano e as particularidades de diferentes comunidades, crenças e grupos em várias locais ao redor do país, desde grandes metrópoles até pequenas cidades.

A exposição Faces do Brasil fica na galeria JB Goldenberg, na Rua Tinhorão, 69, em Higienópolis, São Paulo, com entrada gratuita e aberta ao público.

Sobre a Shutterstock

A Shutterstock, diretamente e por meio das subsidiárias do grupo, é líder global no fornecimento de fotografias, vetores, ilustrações, vídeos e música licenciados e em alta qualidade para empresas, agências de marketing e organizações de mídia em todo o mundo. Trabalhando com sua crescente comunidade de mais de 750 mil colaboradores, a Shutterstock adiciona centenas de milhares de imagens por semana à sua coleção e atualmente possui mais de 260 milhões de imagens e mais de 14 milhões de videoclipes disponíveis.

Com sede em Nova York, tem escritórios em todo o mundo e clientes em mais de 150 países. A empresa também possui a Bigstock, uma agência de imagens de stock voltada para o baixo-custo, a Shutterstock Custom, uma plataforma de criação de conteúdo personalizada; a Offset, uma coleção de imagens artísticas, a PremiumBeat, uma biblioteca selecionada de músicas royalty-free e a Rex Features, uma fonte privilegiada de imagens editoriais para a mídia mundial.

Serviço – exposição Faces do Brasil

Onde: Galeria JB Goldenberg

Quando: de 8 de agosto a 5 de setembro

Endereço: Rua Tinhorão, 69, Higienópolis – São Paulo (SP)

Entrada franca

Veja Também