Abrolhos Filmes produzirá comédia contemplada pela Hubert Bals Fund

Abrolhos Filmes produzirá comédia contemplada pela Hubert Bals Fund

Com produção da Abrolhos Filmes e dirigido por Maíra Bühler, O Casamento contará a história de uma jovem indígena cuja vida é transformada em um show midiático

Escrita e dirigida por Maíra Bühler, a comédia O Casamento será filmada no Rio de Janeiro e no Xingu (AM) e terá produção da Abrolhos Filmes. A obra é o primeiro longa de ficção de Maíra e foi contemplado pela Hubert Bals Fund (fundo curatorial ligado ao Festival de Roterdã), que dá apoio a cineastas da América Latina, África, Ásia, Oriente Médio e de diversas partes da Europa, em qualquer fase de produção.

A fundação é uma das mais importantes apoiadoras do cinema independente e de qualidade no mundo, o que agrega valor ao projeto. Anteriormente, a Hubert Bals Fund já havia premiado filmes nacionais como A Febre, de Maya Da-Rin, Sick Sick Sick, de Alice Furtado, e O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho.

Choque entre dois mundos

Baseado em fatos, o longa-metragem, ambientado no verão de 1952, mostra o choque entre dois mundos, no qual Diacuí, uma jovem indígena, viaja ao Rio de Janeiro para se casar com um homem branco e vê sua vida se transformar em um show midiático. A trama é protagonizada por Ayres da Cunha, um homem que causa polêmica quando decide se casar com Diacuí.

Proibido pelas leis brasileiras da época, esse amor ganhou notoriedade por meio de uma fotorreportagem da revista O Cruzeiro, onde foi narrada em forma de folhetim. Mais tarde, também repercutiu no rádio e nos cinejornais, fazendo com que a sociedade brasileira se perguntasse se era legítimo um caso de amor entre um homem branco e uma indígena.

A produção acompanhará a trajetória de Diacuí de sua tribo à sociedade dos brancos, que a transformou em uma espécie de “Cinderela dos Trópicos”. Ao tornar-se uma figura em evidência, Diacuí se tornou uma garota propaganda do American Way of Life, à maneira da atriz estadunidense Doris Day.

Temáticas locais

Também responsável pela ideia original do projeto, a Abrolhos Filmes tem em seu currículo filmes como Chico Rei Entre Nós (2020), de Joyce Prado (vencedor do Prêmio do Público de Melhor Documentário Brasileiro e Menção Honrosa do Júri na 44ª Mostra Internacional de São Paulo).

Fundada em 2014 por André Sobral, a produtora realiza títulos com temáticas e universos locais que explicitam questões globais. Sua marca é aliar excelência artística com alcance de público. A Abrolhos também é produtora associada dos longas Call Me By Your Name (Luca Guadagnino, 2017), vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado no 90th Academy Awards, e Patti Cake$ (Geremy Jasper, 2017), selecionado para o Festival de Sundance (2017).

You don't have permission to register