Blackmagic surpreende com qualidade de imagem no Ultra Music Festival

Definição em 4K e mobilidade são destaques dos equipamentos da Blackmagic Design

A Blackmagic Design utilizou suas câmeras URSA Mini 4.6k e URSA Mini Pro para produzir uma transmissão ao vivo no YouTube durante o Ultra Music Festival (UMF). Pela primeira vez na história do UMF, os DJs do palco principal foram filmados e transmitidos em incrível qualidade 4K . Durante a 19ª edição do evento de música eletrônica, que ocorreu na bela Miami, artistas tocaram para um público de 165 mil pessoas, com ingressos esgotados. Além disso, mais 7,5 milhões de fãs compartilharam da energia e da diversão onlive via Ultra Live Stream apresentado pela UMFTV e produzido pela NOMOBO.

O streaming transmitido no YouTube foi composto de entrevistas e imagens de bastidores que foram integradas com outras plataformas de mídias sociais. “Isso ajudou o UMF a gerar mais de 42 milhões de menções através de mídias sociais, se transformando no evento de música eletrônica com mais tweets na história”, comenta Constantijn van Duren da NOMOBO. “Todas as performances do palco principal foram captadas em 4K e disponíveis no YouTube no dia seguinte.”

Todo o equipamento utilizado foi da Blackmagic. Switchers ATEM 1 M/E & 2 M/E Production Studio 4K, complementado com roteadores Smart Videohub 4K, gravadores HyperDeck Studio Pro e monitores SmartScope Duo e SmartView 4K. Um sistema de fibra 12G SMPTE permitiu à equipe transmitir o feed da URSA Mini 6G-SDI diretamente para a sala de controle da NOMOBO. A mesma fibra também providenciou retorno da sala de controle para a equipe.

Especialmente para o UMF Miami, a  NOMOBO selecionou as câmeras URSA Mini 4.6K PL e URSA Mini Pro. “Nós optamos pelo uso de tripés com a URSA Mini 4.6K PL juntamente com URSA Studio Viewfinder enquanto a novíssima linha URSA Mini Pro foi utilizada em mãos pela equipe que cobriu a filmagem das entrevistas e backstage”, salienta van Duren

Uma das equipes que percorreu pelo evento gravou entrevistas com os apresentadores do evento, Andrea Helfirch e Will Best. “Conectar a URSA Mini Pro com a sala de controle nos deu controle imediato da câmera e permitiu a comunicação entre os operadores de filmagem e o diretor do streaming ao vivo”, explica van Duren.

De acordo com o especialista da NOMOBO, o fato de poder utilizar a câmera no ombro ou com um estabilizador de mão em um ambiente de tão difícil deslocamento, como um festival,  aumentou todas as possibilidades de planos e ângulos. “E com a adição dos filtros de densidade neutra na URSA Mini Pro, nossa equipe pode cobrir o festival com todas os tipos de iluminação, desde luz do dia e à noite, tanto no palco quanto no backstage.”

A linha URSA Mini foi capaz de produzir imagens estonteantes. “A flexibilidade quanto à escolha de lentes, e capacidade de filmar em qualidade 4.6K em uma transmissão ao vivo é incrível”, ele conclui. ” Desta forma podemos oferecer aos nossos clientes a maior qualidade de imagem possível e integrar à eventos ao vivo juntamente à comunicação e com muita flexibilidade.