EOS C200 e EOS C200B são as novas câmeras da Canon para a linha cinema EOS. Com filmagens em 4K elas são ideais para gravações de longa duração

Texto: Guilherme Bomfim
Foto: Divulgação

A Canon anunciou duas novas câmeras para a linha cinema EOS. Com a possibilidade de gravar em 4K, em MP4 e no novo formato Cinema RAW Light, a EOS C200 e a EOS C200B são ideias para produção de vídeos longos como filmes, séries de TV e comerciais, além de documentários e até grandes eventos como casamento.

Ambos os modelos apresentam a recém desenvolvida plataforma de processamento de imagens Dual DIGIC DV 6, que possibilita a gravação em 4K em cartões CFast usando o novo formato, o Cinema RAW Light, e vídeo MP4 em cartões SD. Usando o monitor touch LCD LM-V1, que acompanha a C200 e é opcional da C200B, o usuário pode selecionar intuitivamente o assunto que deseja se concentrar apenas com um toque. Outro ponto de destaque é a tecnologia Dual Pixel CMOS AF, que facilita o rastreamento e autofoco do assunto de maneira mais lisa na hora da captura do vídeo, mesmo em gravações em 4K onde a focagem precisa é mais difícil.

O Cinema RAW Light, novo formato de gravação, mantém a mesma quantidade de informações e grau de liberdade para correção de cor, atingindo entre um terço e um quinto do tamanho do arquivo. Paralelo a isso, o DaVinci Resolve, famoso editor de cores para vídeo, iniciou o suporte a esse formato na mesma época de lançamento das câmeras. Dessa maneira as capturas realizadas com a C200 e a C200B, já poderão ser editadas de forma nativa pelo software.

Ambas as câmeras possuem uma gama de acessórios da própria Canon, entretanto quem optar pelo modelo C200B precisará adquirir todos eles separadamente. Eles são: O monitor LCD LM-V1, a unidade de fixação LA-V1, o grip GR-V1 e a handle unit HDU-2. Já quem optar pela versão mais completa, caso deseje, precisará comprar apenas o CL-V2 Clamp Base, que permite a fixação do monitor eletrônico OLED opcional EVF-V70 de alta qualidade de imagem.

Veja Também