Circuito Spcine exibe Café um Dedo de Prosa, com oficinas de animação

CEUs Vila Atlântica e Parque Veredas recebem, às 15h, o longa de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que narra – em formato de animação – a história da bebida mais popular do Brasil

A animação Café, um dedo de prosa, de Maurício Squarisi, estreou no dia 30 de março no Circuito Spcine de Cinema nos CEUs e agora terá mais duas exibições no circuito, desta vez, nos Ceus Vila Atlântica e Parque Veredas. As sessões serão no dia 12/04 (quarta-feira), a partir das 15h. Após cada exibição, haverá oficinas de animação com a equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, do qual Squarisi é diretor e co-fundador, ao lado de Wilson Lazaretti.

A animação conta de modo leve e bem-humorado a história do café, e mostra sua importância na trajetória do Brasil. A história se desenrola a partir do encontro dos amigos Vera Holtz e Wandi Doratiotto em uma cafeteria. Os dois, apaixonados por café, conversam de forma descontraída sobre a história da bebida mais popular do país. Esse papo é acompanhado de curisosidades e mostra a importância histórica, econômica e cultural do café na cultura brasileira.

O roteiro buscou respeitar a precisão das informações históricas, levando em conta o peso do café na histórisa do Brasil, mas manteve um tom leve e descontraído, comprovado tanto no uso da animação, quanto na seleção dos protagonistas, Vera Holtz e Wandi Doratiotto.“Queria atores que tivessem um sotaque paulista natural, daí a escolha de Wandi Doratiotto, que é um típico paulistano, e Vera Holtz, que na sua essência é uma ‘caipira’ de Tatuí, no melhor sentido do termo”, explica Squarisi, que manteve em todo o filme a tradição do desenho em papel. “Em uma obra autoral, a técnica vem junto com a estética, com a sensibilidade do autor. Gosto e sempre gostei de usar o papel, me identifico com o lápis, por isso 90% do filme foi desenhado dessa forma, para depois ser digitalizado e colorido em computador”, comenta.

Confira o trailer:

Agenda de Exibições

Café, um dedo de prosa no Circuito Spcine (São Paulo/SP)

12/04 às 15h: Spcine Vila Atlântica (CEU Vila Atlântica – R. José Venâncio Dias, 840, Jd. Nardini)

12/04 às 15h: Spcine Parque Veredas (CEU Parque Veredas – R. Daniel Muller, 347, São Miguel Paulista)