Conheça os cursos de férias da Academia Internacional de Cinema

0
Cursos na Academia Internacional de Cinema
Cursos na Academia Internacional de Cinema

Direção de fotografia, roteiro, produção executiva e direção de arte são alguns dos temas abordados nos cursos de cinema com início nos primeiros meses de 2020.

Cada um dos cursos de férias da Academia Internacional de Cinema reflete aquele que consideramos o pressuposto mais importante do fazer artístico: a excelência na qualidade técnica do trabalho, que só pode ser conseguida aliando teoria e prática na formação dos profissionais do audiovisual.

Por meio desse pressuposto, tentamos privilegiar áreas e técnicas do fazer cinematográfico que consideramos fundamentais para nossos alunos. Tomadas em conjunto, essas áreas englobam a espinha dorsal do fazer Cinema — ao menos no que diz respeito à parte técnica. Confira, a seguir, quais serão os cursos de férias da Academia Internacional de Cinema (AIC) em 2020, o que será abordado em cada um deles, datas de início e término e muito mais.

1. CINEMA

Maior e mais tradicional modalidade oferecida pela AIC durante as férias, o Curso Intensivo de Cinema é uma ótima porta de entrada para apreciadores e curiosos que gostariam de conhecer a profissão dos cineastas mais de perto. Essa é a opção com a maior carga horária entre os cursos de férias, uma vez que realiza um panorama completo do fazer cinematográfico profissional. Assim, o estudante tem contato com cada uma das etapas envolvidas na produção de um filme, seja este um documentário ou obra ficcional de longa, média ou curta-metragem:

  • Direção;
  • Direção de Arte;
  • Roteiro;
  • Fotografia;
  • Linguagem de Edição;
  • Produção;
  • Som.

Ao fim desse curto e intenso período de aprendizado, os alunos terão produzido um curta-metragem ficcional, cujo processo é acompanhado de perto pelos experientes profissionais que compõem a equipe discente da Academia, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. O curso começa no dia 06 de janeiro de 2020, em ambas as cidades.

2. DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

A relação entre fotografia e roteiro envolve muita sensibilidade e criatividade, mas, principalmente, uma boa dose de técnica por parte do profissional responsável. É por meio da Direção de Fotografia que um filme ganha vida a partir de um roteiro sugestivo. Alguns elementos servem como base para essa transmutação das palavras em imagens e constituem as habilidades técnicas esperadas de um diretor de arte, que deve ajudar a desenvolver:

  • O enquadramento;
  • A iluminação;
  • A exposição, o movimento e a cor;
  • O estudo da luz na pintura e sua aplicação no cinema.

O curso de Direção de Fotografia começa no dia 06 de janeiro de 2020 e acontece em nossas sedes do Rio de Janeiro e de São Paulo.

3. PRODUÇÃO EXECUTIVA

O Curso de Produção Executiva da AIC acontece apenas na cidade de São Paulo. A importância dessa disciplina é tanta que não seria exagero dizer que nenhum bom filme nasce sem uma boa produção executiva. Embora não envolva as habilidades do fazer artístico propriamente dito, ela acontece em uma fase anterior, de pré-produção da obra.  

Trata-se de um planejamento de todos os elementos humanos, técnicos, dos equipamentos e da logística que compõem o filme. Assim, são abordados tópicos do mundo dos negócios — já que os projetos da produção-executiva são utilizados para captar recursos, patrocínio e financiamento — cronogramas, leis que regem o audiovisual e a assinatura de contratos, orçamentos e planos de negócios.

O curso começa no dia 06 de janeiro de 2020. Como trabalho de conclusão, é produzido um pitching, documento que reúne todos os aspectos executivos da obra audiovisual e que serve como uma “defesa” da sua qualidade e organização, para apresentá-la a possíveis patrocinadores.

4. ROTEIRO

Pense nos filmes que você mais gosta. Embora eles provavelmente sejam impecáveis do ponto de vista visual, provavelmente foi a história que os tornou inesquecíveis para você. E contar histórias, no cinema ou em qualquer mídia, envolve muita técnica.

Em nosso Curso de Roteiro, você aprenderá todos os elementos que compõem as estruturas narrativas com seus personagens, sua caracterização, seus diálogos e os conflitos que enfrentam e que movem a história.

São elementos utilizados no enredo não apenas dos maiores longas de todos os tempos, mas, também, em clássicos da literatura, desenhos animados, programas de TV e até no storytelling da publicidade. Ao fim do curso, os alunos terão desenvolvido o roteiro completo de um curta-metragem. O Curso de Roteiro acontece em São Paulo e Rio de Janeiro e a data de início é 13 de janeiro de 2020.

5. EDIÇÃO

Área antes relegada a segundo plano, a edição ganhou relevo no cinema moderno, principalmente depois que diretores famosos, como Quentin Tarantino (Pulp Fiction) e Christopher Nolan (Memento) começaram a fragmentar o roteiro ao editar seus filmes.

A edição é uma poderosa ferramenta para determinar o ritmo e a linguagem de uma obra. Saber editar, assim como saber contar uma boa história, é o que garante a atenção dos espectadores por longos períodos.

O Curso de Edição da AIC está disponível nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com início em ambas as cidades no dia 06 de janeiro. Neles, são abordadas técnicas de edição e o uso do Adobe Premiere Pro, hoje o mais importante software de edição de vídeo.

O aprendizado se dá por meio de vários exercícios práticos, que contemplam todas as funções de um editor e simulam as diversas situações e dificuldades enfrentadas por ele ao montar um filme.

6. ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO

Função relativamente desconhecida, mesmo dos apreciadores de cinema que não trabalham na área, a atuação dos assistentes de direção é o alicerce da execução de qualquer filme. A esse profissional são atribuídas as tarefas de realizar análises técnicas nos sets ou locações, conferir os planos de filmagem, coordenar equipes e assegurar-se de que horários, ordem de execução e planejamento do roteiro sejam cumpridos. 

Para que os alunos compreendam melhor a importância desses profissionais, um diretor será convidado a palestrar ao fim do curso, relatando sua experiência com o audiovisual e como foi fundamental a atuação dos assistentes de direção em sua carreira. O curso se realiza apenas na cidade de São Paulo e as aulas começam no dia 13 de janeiro de 2020.

7. DIREÇÃO DE ARTE

O talento e a dedicação do diretor de arte fazem desse profissional um dos que mais recebem destaque em determinadas produções audiovisuais. E não é para menos: a Direção de Arte exige pesquisa aprofundada — em muitos casos, de inestimável valor histórico, como nos filmes de época — método rígido de trabalho e adequação a prazos e orçamentos.

Ele é o encarregado de realizar desenhos técnicos que orientam figurinistas, cenógrafos, decoradores, produtores de objetos cenográficos e técnicos de efeitos especiais. Ou seja, é ele quem garante a unidade estética de um filme.

Isso não é pouca coisa, já que exige do diretor de arte uma pesquisa cuidadosa dos aspectos teóricos de sua produção, ao mesmo tempo em que demanda muita habilidade prática orientando equipes multidisciplinares durante as gravações.

Nosso Curso de Direção de Arte não requer experiência prévia com cinema. Os alunos também podem participar de atividades extracurriculares, promovidas em conjunto com o Curso de Fotografia. As aulas começam no dia 06 de janeiro e o curso é exclusivo para a cidade de São Paulo.

8. ATUAÇÃO PARA CINEMA E TV

A atuação em Cinema e TV é muito diferente daquela que os atores de teatro praticam. Assim, nada mais justo que haver uma formação específica para os intérpretes de obras audiovisuais, que englobam peças publicitárias, TV e Cinema. Ao longo desse curso, você aprenderá:

  • Técnicas de estudo de roteiro e diálogos;
  • Direcionamento e otimização de ensaios;
  • Técnicas para facilitar as filmagens das cenas;
  • Fragmentação da atuação nas rotinas de gravações;
  • A relação do ator com a luz, cenografia, os objetos e microfones; entre outros.

Sob a coordenação dos professores, são organizados ensaios e trabalhos em grupo. Nessas atividades, os alunos são submetidos a rotinas que se aproximam dos desafios e direcionamentos cinematográficos do ator. 

Ao fim, um profissional é convidado para relatar suas experiências, em um diálogo aberto com os participantes. O curso acontecerá nas sedes do Rio de Janeiro e São Paulo da AIC, começando no dia 13 de janeiro, em ambas.

9. CINEMA TEENS

Quem disse que fazer cinema é coisa de adulto? Adolescentes (entre 13 e 17 anos) das novas gerações podem se tornar grandes fãs do audiovisual. Principalmente porque a popularização dos smartphones — e, com eles, das câmeras de alta resolução — aproximou os mais jovens desse tipo de produção, despertando sua curiosidade, ainda que de forma amadora.

Sendo assim, o objetivo do Curso Cinema Teens é proporcionar a esses adolescentes a oportunidade de se envolver com a criação no cinema colocando a mão na massa. O curso é fundamentalmente prático e os alunos passam por diferentes etapas da produção profissional de um filme.

Ao fim do processo, é criado um curta-metragem, posteriormente exibido em uma sessão voltada a pais e alunos. Como aprendizado, as crianças e adolescentes percebem como o cinema é uma arte coletiva e aprendem a importância de trabalhar em grupo, desenvolvendo a disciplina e persistência para lidar com tarefas complexas.

O Curso Cinema Teens acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo a partir do dia 21 de janeiro de 2020.

10. MAQUIAGEM CINEMATOGRÁFICA

A maquiagem utilizada no cinema é muito diferente dos outros tipos de pinturas utilizados no dia-a-dia. Sua função é ajudar a compor os personagens, assim como facilitar a transmissão de algumas de suas características. Por exemplo: é possível transmitir ideias de cansaço, envelhecimento, choro e tristeza com a maquiagem, que serve a propósitos narrativos. Ela deve sempre realçar ideias direcionadas previamente pelo roteiro. 

Ao longo do curso, os alunos entram em contato com o uso de próteses, simulação de ferimentos e cicatrizes. Para criar esses efeitos, eles devem aprender como utilizar as maquiagens adequadamente, além de saber pesquisar e combinar materiais.

O Curso de Maquiagem Cinematográfica, assim como a maior parte dos demais, acontece nas cidades de São Paulo (a partir de 06 de janeiro) e Rio de Janeiro (a partir de 13 de janeiro).

11. DOCUMENTÁRIO

Os documentários são áreas da produção audiovisual multidisciplinares por excelência. Enquanto obras de não-ficção, eles se propõem a explorar diferentes aspectos da realidade, de um ponto de vista documental e, muitas vezes, jornalístico. 

Assim, suas etapas envolvem mais do que apenas o fazer artístico característico do cinema. É necessário ser rigoroso com a pesquisa de campo que antecede as filmagens e certificar-se de que cada etapa da produção (roteiro, edição e outros) seja fiel aos fatos.

O curso aborda diferentes obras documentais consagradas, pensando os aspectos técnicos e opções que foram feitos, como abordagem, ética ao expor os fatos, opções estéticas e outros. Ao final do curso, a turma será dividida em grupos de cinco pessoas, ficando, cada um, responsável pela produção de um documentário.  Acontece apenas na sede de São Paulo, a partir do dia 06 de janeiro.

12. FOTOGRAFIA CRIATIVA

A imagem, em movimento ou não, é um grande referencial e uma maneira de chamar a atenção não apenas no cinema, mas também na publicidade, jornalismo, moda, redes sociais e outras mídias.

O curso de fotografia criativa pode ser feito por qualquer pessoa e não é necessário ter equipamento profissional para se matricular.

Acontece nas sedes de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir dos dias 20 e 13 de janeiro, respectivamente.

13. EDIÇÃO AVANÇADA

Recursos técnicos avançados, como ferramentas desconhecidas do Adobe Premiere Pro e sua integração com outros programas de edição (como Photoshop e AfterEffects), é o assunto do curso de edição avançada. É recomendável que o estudante já tenha contato com esses programas e queira sair do básico da edição de vídeos, incorporando recursos sofisticados às suas técnicas. Realiza-se em São Paulo e no Rio de Janeiro, a partir do dia 03 de fevereiro.

14. ATUAÇÃO TEENS

É comum que alguns adolescentes apresentem talento para atuar em frente às câmeras. Essa inclinação natural costuma aparecer durante o Ensino Fundamental ou Médio e pode ser estimulada por pais e professores. 

O Curso de Atuação Teens Para Cinema e TV, da AIC, aborda aspectos elementares como análise de roteiros, fragmentação do trabalho do ator durante as gravações, os aparatos técnicos que interferem na interpretação (luz, microfones etc.), bem como os enquadramentos e a edição das imagens. Tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, tem início no dia 06 de janeiro de 2020.

15. CRÍTICA DE CINEMA

A evolução da História do Cinema em conjunto com outras artes, aspectos técnicos e teóricos da Sétima Arte são o escopo da crítica de cinema. Ao longo do curso — em paralelo às aulas teóricas e debates em torno de textos produzidos por críticos que se tornaram referências — é realizada a escrita de um ensaio que deve ser apresentado como trabalho de conclusão.

Os conceitos considerados básicos abordados pela teoria crítica e crítica cinematográfica estão presentes na ementa, assim como as técnicas analíticas de interpretação e análise das diferentes linguagens na História do Cinema. O curso tem início no dia 06 de janeiro de 2020, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo. 

QUALIDADE TÉCNICA E SENSO PRÁTICO

Aliar qualidade técnica e senso prático no fazer cinematográfico é o que diferencia os cursos de férias da Academia Internacional de Cinema. Acreditamos que o contato com profissionais experientes e a simulação das atividades profissionais contribuem para um preparo mais profundo de nossos alunos.

Entre em contato com a Academia Internacional de Cinema

Veja Também