CURTA CINEMA ANUNCIA SELEÇÃO OFICIAL

Festival que habilita um curta-metragem a concorrer uma vaga no Oscar acontece entre 30 de outubro e 6 de novembro

O Festival Curta Cinema anuncia sua seleção oficial de filmes que serão exibidos ao longo do evento, que acontece entre 30 de outubro e 6 de novembro no Estação Net Botafogo, Cinemaison e Cinemateca do MAM. A seleção de 153 filmes foi feita entre os 3400 curtas recebidos, vindos de 35 países e de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal. 

Os curtas foram distribuídos pelas competições Nacional e Internacional, pelos Panoramas  –Carioca, Brasil e Latino Americano – e pelas mostras especiais – Primeiros Quadros, Em Trânsito, InterzonaInfanto-Juvenil

Entre os filmes selecionados pelo comitê, destaque para a estreia nacional do novo filme da cineasta Daniela Thomas,  – que já teve um longa metragem em competição do Festival de Cannes – ‘Tuã Ingügu (Olhos D’Água)’; ‘Xandoca’, do cineasta indígena Takumã Kuikuro, premiado no Festival Curta Cinema de 2006; ‘Extratos‘ novo curta da cineasta Sinai Sganzerla, que apresenta um belo registro de imagens feitas pelo seu pai, o cineasta Rogério Sganzerla, com sua mãe, Helena Ignez. Além de ‘Estrondo‘, novo curta do cineasta carioca Felipe Nepomuceno e ‘O Muro Era Muito Alto‘, do animador Marcelo Marão, que serão exibidos na abertura do festival, no próximo dia 30 de outubro.

Na competição internacional, curtas que passaram na seleção oficial 2019 de festivais como Cannes, Veneza, Locarno e Berlim.

Nesta edição, o Curta Cinema apresenta duas mostras de curadoria convidada: pelo segundo ano consecutivo, a pesquisadora Laís Rodrigues elaborou um programa especial para sua Mostra VIDEOERA. E, pela primeira vez, com curadoria do Hernani Heffner, em parceria com a Cinemateca do MAM, o festival exibe a Mostra “Tesouros do Curta em 35mm”,  filmes em películam, na Sala da Cinemateca.

Entre as mostras paralelas à competição, está o Panorama Brasil, que apresenta uma abrangência maior da produção nacional entre 2018 e 2019, com filmes premiados e outros selecionados para o público carioca. Em Primeiros Quadros, o festival dá oportunidade aos primeiros filmes de novos realizadores, já o programa “Em Trânsito”, aborda o olhar do Brasil sobre o estrangeiro a partir das perspectivas dos realizadores, enquanto a “Interzona”, exibe filmes com a temática horror.

Para o público jovem, o Festival apresenta os programas Infanto-Juvenil e  Infantil, que, mais uma vez, tem seu line up proposto pela organização do Dia Mundial da Animação.

Além das mostras e programas, o Curta Cinema oferece atividades paralelas como uma  Masterclass de Direção ministrada por Sandra Kogut, e as oficinas do “Mercado Curta Cinema” – Oficina de Desenvolvimento de Documentário, Storytelling e Realidade Aumentada. As inscrições para tais atividades devem começar na semana que vem.

A programação completa estará disponível em breve no site do festival

SELEÇÃO OFICIAL – FESTIVAL CURTA CINEMA 2019

ABERTURA

2 ou 3 choses de Marie Jacobson, de Anne Azoulay, França, 2019

Agora como Antes, de Thiago Carvalhaes, SP, 2019

Aiku’è, de Mariana Villas-Bôas, RJ, 2019

Estrondo, de Felipe Nepomuceno, RJ, 2019

O Muro era muito alto, de Marcelo Marão, RJ, 2019

COMPETIÇÃO OFICIAL

COMPETIÇÃO NACIONAL

A ética das hienas, de Rodolpho de Barros, PB, 2019

A Nave de Mané Socó, de Severino Dadá, RJ, 2019

A Profundidade da Areia, de Hugo Reis, ES, 2019

A volta para casa, de Diego Freitas, SP, 2019

Água e Sal, de Luisa Mello, RJ, 2019

Amor aos vinte anos, de Toti Loureiro e Felipe Poroger, SP, 2019

Auto Falo, de Caio Dornelas, PB, 2019

Avoada, de Magno Pinheiro, RJ, 2019

Baile, de Cíntia Domit Bittar, SC, 2019

Caçador, de Leonardo Sette, PE, 2018

Carne, de Camila Kater, SP, 2019

Estamos sendo, de Claryssa Almeida, MG, 2019

Extratos, de Sinai Sganzerla, SP, 2019

Guará, de Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista Luciano, GO, 2019

Ilhas de Calor, de Arthur Macedo Ulisses, AL, 2019

Joderismo, de Marcus Curvelo, SP, 2019 

Jorge, de Jéferson, RJ, 2018

Looping, de Maick Hannder, MG, 2019

Malandro de Ouro, de Flávio C. von Sperling, MG, 2019

Marie, de Leo Tabosa, PE, 2019

Nove águas, de Gabriel Martins e Quilombo dos Marques, MG, 2019

Planeta Fábrica, de Julia Zakia, SP, 2019

Quebramar, de Cris Lyra, SP, 2019

, de Ana Flavia Cavalcanti, SP, 2019

Revolver, de Frederico Benevides e Tadeu Capistrano, 17 min, RJ, 2019

Rocha, de Luiz Matoso, MG, 2019

Sangro, de Tiago Minamisawa e Bruno Castro, SP,

Sem Asas, de Renata Cilene Martins, SP, 2019 

Sol, de Higor Mourão, SP, 2019

Thinya, de Lia Letícia Leite, PE, 2019

Tuã Ingügu (Olhos D’Água), de Daniela Thomas, RJ, 2019

Xandoca, de Takumã Kuikuro, MT, 2019

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Above us only sky, de Arthur Kleinjan, The Netherlands, 2019

Acadiana, de Guillaume Fournier, Samuel Matteau, Yannick Nolin, Canada, 2019

All Fires the Fire, de Efthimis Kosemund Sanidis, Greece, 2019

Blue Boy, de Manuel Abramovich, Argentina / Germany, 2019

Cães que ladram aos pássaros, de Leonor Teles, Portugal, 2019

Club Splendida, de Caio Amado Soares, Germany, 2019

Destierra, de Juan David Mejía Vásquez, Colombia, 2019

Dia de Festa, de Sofia Bost, Portugal, 2019

Dossier of the dossier, de Sorayos Prapapan, Thailand, 2019

Em Caso de Fogo, de Tomás Paula Marques, Portugal, 2019

Fakh (The Trap), de Nada Riyadh, Egypt / Germany, 2019

Figurant, de Jan Vejnar, Czech republic / France, 2019

Greykey, de Enric Ribes, Spain, 2019

GÜNST UL VÁNDRAFOO (Ráfagas de vida salvaje), de Jorge Cantos, Spain, 2019

Hãy tỉnh thức và sẵn sàng (Stay Awake, be Ready), de An Pham Thien, Korea (south) / USA / Vietnam, 2019

Hierophany, de Frank O’Neill, USA, 2018

Home, de Alejandro Alonso, Cuba, 2019

Insectopedia, de Antoine Fontaine, Belgium / France, 2019

KEMBALILAH DENGAN TENANG (Rest in peace), M. Reza Fahriyansyah, Indonesia, 2018

Kolektyviniai sodai (Community Gardens), de Vytautas Katkus, Lithuania, 2019

La siesta, de Federico Luis Tachella, Argentina, 2019

Mabat shlishi (Third Look), de Efrat Rasner, Israel, 2019

Monstruo Díos, de Agustina San Martín, Argentina, 2019

Nachts sind alle Katzen grau (All Cats Are Grey in the Dark), de Lasse Linder, Switzerland, 2019

NILALANG (Of Beings and Deceit), de Juan Carlo Tarobal, Philippines, 2019

Scarcity, de Przemek Węgrzyn, Poland, 2019

Soledad, de Stiliyan Stoyanov, Bulgaria, 2018

Spacewalkers, de Juan Pablo Caballero, Colombia, 2018

Supine, de Nicole Goode, Czech republic, 2019

The Van, de Erenik Beqiri,  Albania / France, 2019

Tigre, de Delphine Deloget, France, 2018

Transparent, the world is., de Yuri Muraoka, Japan, 2019

ULTIMUL DRUM SPRE MARE (The last trip to the seaside), de Aidi Voicu, Romania, 2019

PANORAMAS

PANORAMA CARIOCA

A Mentira, de Rafael Spínola e Klaus Diehl, 2019

Abraço, de Matheus Murucci, 2019

Afeto, de Tainá Medina e Gabriela Gaia Meirelles, 2019

Alfazema, de Sabrina Fidalgo, 2019

Aurora, de Renata Spitz, 2018 

Cadeia Alimentar, de Raphael Medeiros, 2019

Cravo, Lírio e Rosa, de Maju Paiva, 2018

Intervenção Jah, de Daniel Santos, Brasil-RJ / Guiné-Bissau, 2019

Kopacabana, de Khalil Charif e Marcos Bonisson, 2019

Maurício, de Rafael Machado, 2019

Na Rota do Vento – o cinema na musica de Sergio Ricardo, de Victor Magrath, Marina Lufti e Cavi Borges

O rio em mim, de Elena Duarte Parravicini, 2019

Panóptico, de Cesar Duro, 2019

Peixe Pequeno, de Caio Alvarenga, 2019

Vento de Sal, de Anna Azevedo, 2019

Vidas Inventadas de Amélia Aragão, de Luiza Quental, 2019

Tarântula, de Tiago Ferreira Fonseca, Bruna Mello, Lucas Melo, Uli Dile, Vitor Valadão, 2019

PANORAMA BRASIL

A era de Lareokotô, de Rita Carelli, SP, 2019

Aulas que matei, de Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia, DF, 2018

Aurora, de Leo Ayres, Brasil-MG / Cuba, 2019 

Cão Maior, de Filipe Alves, DF, 2019

Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno, de Leon Reis, CE, 2018

Dia de Eleição, de Nereu Afonso, SP, 2019

Diz Que É Verdade, de Pedro Estrada e Claryssa Almeida, MG, 2019

Dois, de Leticia Rheingantz e Gabriela Boeri, SP, 2019

Entre, de Ana Carolina Marinho e Bárbara Santos, SP, 2019 

Frescor Marine, de Tothi dos Santos, GO, 2019

Mesmo Com Tanta Agonia, de Alice Andrade Drummond, SP, 2018 

Mona, de Luíza Zaidan e Thiago Schindler, SP, 2019

O Rabequeiro Maneta e a Fúria da Natureza, de Manu Maltez, SP, 2019

Pelano!, de Calebe Lopes e Christina Mariani, BA, 2019

Ressurreição, de Otto Guerra, RS, 2019

Selma depois da Chuva, de Loli Menezes, SC, 2019

Tempestade, Fellipe Fernandes, PE, 2018

Teoria sobre um planeta estranho, de Marco Antonio Pereira, SP, 2019

Tipóia, de Paulo Silver, AL, 2019

Um ensaio sobre a ausência, de David Aynan, BA, 2018

PANORAMA LATINO AMERICANO

Abisal, de Esteban Santana, Chile, 2019

Ari y Yo, de Adriana Faria, Brasil / Cuba, 2019

Bodas de Oro, de Lorenzo Tocco, Chile / Uruguay, 2019

Cuadros, de Juan Sebastian Abello Acosta, Colombia, 2019

El agua, de Andrea Dargenio, Argentina, 2019

El futuro, de Ernesto Martínez Bucio, Mexico, 2018

Exiliada, de Leonor Zúniga, Nicaragua / USA, 2019

Feelings, de Fermin Pedros, Peru, 2019

Fiebre Austral, de Thomas Woodroffe, Chile, 2019

Franco, de Mariana Martínez Gómez, Mexico, 2018

Héctor, de Victoria Giesen Carvajal, Chile, 2019

Hogar, de Gerardo Minutti, Uruguay, 2019

La Xarxa, de Sofia Marcos Sofia, Dominican Republic / Portugal, 2019

Liremu Barana (Soul of the sea), de Elvis Rigoberto Caj Cojoc, Guatemala / Norway, 2019

Mundo Viejo, de Luis Garay Guevara, Argentina, 2019

No faltes, Mili, de Carla Gutiérrez Yañez, Argentina, 2018

Oliva, de Irene Ponce, Cuba / Spain, 2018

Pleamar, de Marco Salaverría, Venezuela, 2019

Tierra Mojada, de Juan Sebastian Mesa, Colombia, 2018

Todo lo que flota, de María Matiz, Colombia, 2019

Trois Machettes, de Matthieu Maunier Rossi, France / Haiti, 2019

PROGRAMAS ESPECIAIS

EM TRÂNSITO

Brasil, Cuba, de Bertrand Lira e Arturo de la Garza, Brasil-PE / Mexico, 2019

Budapest, de Gabriel Motta, Brasil-RS / Hungary, 2019

Nome de Batismo – Frances, de Tila Chitunda, SP, 2019

Refúgio, de Shay Peled e Gabriela Alves, SP, 2019

Ver a China, de Amanda Carvalho, Brasil-SP / China, 2019

INTERZONA – PRÊMIO ITAMARATY

Caranguejo Rei, de Matheus Farias e Enock Carvalho, PB, 2019

Cova humana, de Joel Caetano, SP, 2019

Nervo, de Sabrina Maróstica e Pedro Jorge, SP, 2019

Pop Ritual, de Mozart Freire, CE, 2019

Sobrado, de Renato Sircilli, SP, 2018 

Who’s That Man Inside My House?, de Lucas Reis, RS, 2019

PRIMEIROS QUADROS – PRÊMIO JÚRI JOVEM

À Margem das Torres, de Nilton Apolinario, RJ, 2019 

Antes de Ontem, de Caio Franco, SP, 2019

Aqueles Dois, de Émerson Maranhão, CE, 2018

As Constituintes de 88, de Gregory Baltz, RJ, 2019

Com Cassis?, de Nicole Gullane, SP, 2018

Derradeiro, de Renata Alves, SP, 2019

Em busca de Alzira, de Maria Julia Andrade, RJ, 2019

Fosfeno, de Clara Vilas Boas e Emanuele Sales, MG, 2019

Jaíza, de João Paulo de Freitas e Ana Clara Gonçalves França, MG, 2019

Mãe não chora, de Vaneza Oliveira e Carol Rodrigues, SP, 2019

NEGRUM3, de Diego Paulino, SP, 2018

Nova Redenção, de Rafael Rodrigues, RJ, 2019

Pogrom, de Guilherme Folly e Fernanda Cavalcanti, RJ, 2018

Polis, de Rafael Baptista da Costa Magalhães, RJ, 2019

Quântica, de Tati Lenna, SP, 2018

Volta Seca, de Roberto Veiga, PE, 2019

PROGRAMA INFANTO-JUVENIL

A Common Activity, de Gustavo Carvalho e Jefferson Messias, Brasil-RJ / USA, 2019 

Balão Azul, de Alice Gomes, RJ, 2018

O Vestido, de Carla Saavedra Brychcy, Brasil-SP / Bolivia, 2019

O Véu de Amani, de Renata Diniz, DF, 2019

Trincheira, de Paulo Silver, AL, 2019

You don't have permission to register