Digital Garden cria vídeo em 8K com inúmeros recursos da Blackmagic

Conversores, switchers, câmeras e decks da Blackmagic design foram essenciais para produção.

A Blackmagic Design anunciou uma variedade de novos produtos, incluindo múltiplos conversores Teranex Expresses, Teranex Minis e ATEM 2M/E Broadcast Studio 4K, que foram utilizados pela Digital Garden, de Tóquio, para criar um vídeo em formato formato 8K HDR.

O vídeo, criado para um dos clientes globais de tecnologia da Digital Garden, contem inúmeras tomadas de alta velocidade, e foi captado utilizando três câmeras de qualidade 4K. O material gravado foi então transformado em um único vídeo 8K com dimensões de 7680 x 2160 pixels.

No set, a produtora necessitou monitorar em HDR 4K60P e mixar com as filmagens em tempo real para conseguir o resultado. Para concluir, a Digital Garden criou uma  árvore de informações de diretórios com uma variedade de produtos da Blackmagic. A linha de produtos Teranex para conversões, HiperDeck Mini 12G para armazenamento, switchers ATEM 2 M/E Broadcast Studio 4K, Smart Videohub 20×20 e Videohub Smart Control para rotear e Ultra Studio 4K para captura e playback. O editor Davinci Resolve também foi utilizado para corrigir coloração HDR no set.

A produção demorou apenas três dias, incluindo testes de filmagem. Os produtos que foram escolhidos para o núcleo de funcionamento da árvore foram o roteador Videohub e o switcher ATEM 2M/E Broadcast Studio 4K.

“Filmar com três câmeras muito perto uma da outra causo problemas de parallax (profundidade e dimensão). Para controlar a distorção, nós tivemos que monitorar cuidadosamente a distância HDR, focando na qualidade de junção de imagens, por isso construímos a árvore de informações de diretórios”, disse Shinichi Futagami, gerente técnico geral da Digital Garden.

Cada saída das câmeras 1080 60P passou pelo Smart Videohub e depois foi convertido para 4K60P via três Teranex Express. A imagem convertida então foi mandada para o ATEM 2M/E Broadcast Studio 4K, que foi usado para monitoramento do HDR 4K60P. Uma junção dos vídeos das três câmeras foi mandado para dois televisores 4K para monitoramento do cliente, e para um monitor para checagem de HDR. Para mandar o feed para esses monitores, duas Teranex Mini SDI to HDMI e Teranex Mini SDI to Quad 12G foram utilizados. O HyperDeck Studio 12G foi usado para gravar as imagens compostas para mostrar ao cliente quando requisitado no set.

Para garantir a mais bela imagem HDR, foi necessário usar todos os recursos de captura da câmera. “Ter um colorista no set e decidir o tom do projeto o mais próximo possível da edição final nos permitiu ter um controle de exposição mais aguçado, tirando o preto desnecessário e garantindo a maioria de detalhes. Então nós fizemos a gradação de cores no set com o DaVinci Resolve para checar como o tom da imagem deveria ser.” A peça final tinha de ser em HDR, e o editor da Blackmagic auxiliou imensamente. “O recurso de gerenciamento de cores do Resolve nos permitiu simplificar o fluxo de trabalho de HRD. Também descobrimos que o editor controla a imagem feita em RAW usada no projeto de maneira bem neutra, trazendo cores belas e reais para os takes.”