Dos palcos para o telão

Dirigido pelo dramaturgo Caio Sóh, o belo Por Trás do Céu apostou em uma fotografia ousada para retratar o Sertão de uma forma inédita

A direção de fotografia estonteante de Azul Serra e a direção de arte primorosa de Ana Isaura, Zeno Zanardi e Kennedy Mariano criam um Sertão nunca antes visto nas telas do cinema em Por Trás do Céu, uma obra-prima escrita e dirigida por Caio Sóh e filmada nas cidades de João Pessoa e Cabaceiras, no estado da Paraíba. Originalmente escrita para o teatro, a trama foi transformada em um belo longa-metragem, já em cartaz no Brasil.

A história conta o drama de Aparecida (Nathalia Dill), que sonha conhecer o mundo que existe além do sertão agreste onde ela vive com o marido (Emilio Orciollo Netto). Indignada com Deus e com o diabo, a mulher questiona a própria existência, assim como a dor e os limites do ser humano. Os diálogos e a ambientação carregam a verve poética de Sóh, que é compositor e dramaturgo premiado, além de cineasta.

Tartaruga de Asas

Em entrevista à Zoom Magazine, o diretor revela que a experiência de adaptar a trama para o telão exigiu uma “mudança de foco” no que se refere à atenção dispensada aos cenários, aos figurinos e à luz. “Nas peças de teatro, sempre me concentro mais nos atores e na dramaturgia”, afirma Sóh. “A estética da peça era imaginária, enquanto a versão do cinema está enfeitada pelo céu.” O diretor também acredita que, para curtir o longa-metragem, a plateia precisa praticar o “ritual da fé cênica na farsa”. “O filme começa com uma tartaruga de asas”, prossegue. “Se você não acreditar nela, pode levantar do cinema, que não vai entrar no filme”.

Captado com uma Red Epic 5K (com lentes Zeiss Standard), Por Trás do Céu tem um visual realmente arrebatador. “Tive o privilégio de ter o fotógrafo Azul Serra, que sempre encontrava soluções ousadas e bonitas para nossas dificuldades”, ressalta Caio Sóh. “Criamos muito juntos. Priorizávamos enquadramentos que aumentassem o céu, como carro-chefe de tudo. Em outros momentos, como no flashback, colocamos a câmera sem nenhum movimento, mostrando uma calma que existia no passado dos personagens. A câmera só tem movimento quando o filme passa a ter dor”.

Confira o making of completo de Por Trás do Céu nas próximas edições digitais da Zoom Magazine.

Trailer:

ONDE ASSISTIR:

(Programação de 06 A 12 de abril)

SÃO PAULO
Caixa Belas Artes - 15h10 e 21h30
Espaço Itaú De Cinema Frei Caneca - São Paulo SP - 15h50 e 21h40
Espaço Itaú de Cinema Pompeia – 14h50
Cinesystem Cinemas Morumbi Town Shopping - 14h30 e 19h10
Reserva Cultural - 17h10 e 21h25
TERESINA
Cinemas Teresina – 19h20
PORTO ALEGRE
Cinespaço Wallig – 21h30
Guion Center - 18h55
BRASÍLIA
Espaço Itaú de Cinema Brasília - 21h30
RIO DE JANEIRO
Espaço Itaú de Cinema Botafogo – 13h30
Estação NET Rio - 14h30 e 19h30
CCLSR Kinoplex Odeon - 18h25
Laura Alvim Ipanema - 17h30, 19h20 e 21h10
JOÃO PESSOA
Cinespaço João Pessoa Mag Shopping – 19h40
BELO HORIZONTE
Cinema Belas Artes - 14h e 21h40
SALVADOR
Saladearte Museu - 20h50
UCI Orient Bahia - 14h30, 16h50, 19h10, 21h30 e 23h50
MACEIÓ
Cine Arte Pajuçara - 18h30
SOCORRO
Cine Orlandi - 15h (somente sábado e domingo)
GUARABIRA
Cinemaxxi Cidade Luz - 13h30