Eclético, Indie Festival prestigiou novos cineastas e exibiu filmes clássicos que marcaram época
Evento foi realizado pelo Circuito Spcine, em parceria com a Zeta Filmes. Na programação, destacaram-se Liberté (novo filme de Albert Serra) e o antológico O Homem que Caiu na Terra, com David Bowie
Além da estreia nacional de Liberté (novo filme do diretor catalão Albert Serra), o Circuito Spcine promoveu, em parceria com a Zeta Filmes, o Indie Festival (Resiste), retrospectiva composta por 22 filmes que fizeram parte de diferentes edições do festival. As exibições aconteceram entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro, nas salas Spcine Olido e no Centro Cultural São Paulo (CCSP), Sala Paulo Emílio; e de 5 a 9 de fevereiro, também no CCSP, na sala Lima Barreto.
A programação foi eclética e atendeu a diferentes gostos. Entre os títulos apresentados, por exemplo, estavam obras de grandes nomes do cinema atual, cujos filmes marcaram os 18 anos de Indie, como Apichatpong Weerasethakul (Cemitério do Esplendor), Hong Sang-soo (Certo Agora, Errado Antes), Kiyoshi Kurosawa (Creepy), Lav Diaz (Estação do Diabo), Larry Clark (O Cheiro da Gente) e Sean Baker (Tangerine). Também foram exibidos filmes de novos cineastas (uma tradição do Indie Festival), como Kantemir Balagov (Tesnota) e Valeska Grisebach (Western).
Programação de qualidade
Em Cemitério do Esplendor, soldados se tornam vítimas de uma misteriosa doença do sono e são enviados a um hospital provisório instalado em uma escola abandonada. A trama envereda pelo sobrenatural quando uma médium passa a utilizar seus poderes para ajudar os parentes a se comunicarem com os homens adormecidos.
Já Certo Agora, Errado Antes é protagonizado por um diretor de cinema que chega a uma cidade para acompanhar uma sessão de seu mais novo filme. Lá, ele conhece uma artista plástica, por quem se interessa. Na segunda parte do filme, uma história similar de “encontro e diversão” se desenrola. Os personagens vão aos mesmos lugares, mas, dessa vez, algo novo se revela.
Filmes inesquecíveis
Os organizadores não se esqueceram dos clássicos, que sempre atraem um grande número de interessados. Um dos títulos exibidos foi a ficção científica “Cult” O Homem que Caiu na Terra, dirigido por Nicolas Roeg e estrelado por David Bowie (que interpreta um alienígena exilado na Terra, onde usa seus conhecimentos científicos avançados para conquistar a simpatia de nossos governantes e tentar obter ajuda para retornar ao seu planeta natal). Outro clássico exibido foi Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos, do mestre David Lynch, que explora a natureza esquizofrênica da cidade de Los Angeles.
Uma empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, a Spcine atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. O objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.