Em cartaz nos cinemas, “A Barqueira” conta uma história de superação
Coprodução entre Brasil e Argentina, longa-metragem da diretora Sabrina Blanco é distribuído pela Zeta Filmes
Em condições muito humildes, a menina Tati vive com os pais nas favelas de uma província de Buenos Aires (Argentina). Temperamental e incompreendida pelos amigos, a jovem de 14 anos alimenta o sonho de se tornar barqueira, um trabalho tradicionalmente desempenhado por homens. Tudo muda quando Tati conhece um jovem barqueiro que se dispõe a ensinar-lhe o ofício.
Com passagens pelo Festival Internacional de Cine Mar del Plata (2019), Festival del Cinema Latino Americano di Trieste, Málaga Spanish Film Festival e Cine Latino Trieste, o filme A Barqueira, dirigido por Sabrina Blanco, já está em cartaz nos cinemas (a distribuição é da Zeta Filmes). Trata-se de uma coprodução entre Brasil e Argentina estrelada por Nicole Rivadero, Alan Gómez, Sergio Prina e Gabriela Saidon.
Histórico de produção
Do lado brasileiro, o filme contou com o time da Vulcana Cinema, produtora fundada por Jessica Luz e Paola Wink que atua em Porto Alegre e cujos projetos contaram com o aporte de importantes fundos internacionais, como Hubert Bals, IDFA Bertha, Visions sud Est e World Cinema Fund, além de terem participado de laboratórios como EAVE Puentes, Binger Film Lab e Torino Film Lab. Entre os títulos realizados pela produtora estão obras como Castanha, Rifle e Tinta Bruta.
Já a cineasta Sabrina Blanco (diretora e roteirista de A Barqueira) é natural de Buenos Aires e estudou direção cinematográfica na escola Cievyc. O projeto do filme ganhou o Concurso de Desenvolvimentos de projetos Raymundo Gleyzer 2015, além de ter participado de eventos como Nuevas Miradas EICTV 2015, Fundación Carolina, Lobo Lab 2016, Forum de Coprodução Festival de Guadalajara 2017, WIP (Work in Progress) Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, Ganhador do WIP Festival de Nuevo Cine Latinoamericano La Habana (2018), e do Festival de Málaga (2019).