Iniciativa da BRLab estava voltada a produções realizadas por profissionais da área

Edição regional do BrLab selecionou projetos de diretores, cineastas e outros

Iniciativa beneficia projetos audiovisuais e profissionais do interior e litoral do estado de São Paulo

Em formato online, uma edição do BrLab especialmente dedicada a projetos audiovisuais e profissionais oriundos do interior e litoral do estado de São Paulo acontecerá entre os dias 19 e 30 de abril. Além de dar força a iniciativas dessas regiões, o evento terá o objetivo de impactar positivamente a economia criativa de São Paulo. 

Foram selecionados projetos de produtores, produtoras, diretores, cineastas e roteiristas dessas regiões que estiveram em etapa de desenvolvimento (ou seja, em etapa anterior às gravações). A preferência foi por obras de longa-metragem de ficção ou documentário, as quais poderão contar com a consultoria de profissionais renomados do setor audiovisual, incluindo o diretor João Paulo Miranda Maria – cujo primeiro longa, Casa de Antiguidades, foi o único filme latino presente na seleção oficial do Festival de Cannes 2020 –, as cineastas e roteiristas Maíra Bühler e Maria Clara Escobar, o cineasta João Paulo Miranda Maria e a produtora Ariene Ferreira.

Capacitação profissional

Em 2020, o BrLab comemorou dez anos como a única plataforma brasileira que recebe projetos de diferentes países e incentiva o aprimoramento e a capacitação profissional, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento e a criação de projetos audiovisuais para os mercados brasileiro e internacional. 

Dentre os projetos participantes, 38 já foram finalizados e lançados como longas metragens; dez títulos acham-se em fase de finalização; e outros 25 encontram-se em estágios avançados de financiamento, o que permite à organização projetar o número de 73 longas participantes do programa lançados e finalizados até 2022.

“Trabalhamos arduamente para realizar, além do workshop principal, um evento integrado nas quais diferentes atividades e workshops convergem em um hub de formação único na América Latina, de modo que os conteúdos apresentados em diferentes seções possam congregar, transversalmente, conceitos e profissionais de distintos elos da cadeia e do setor audiovisual”, afirma Rafael Sampaio, diretor geral do BrLab.

Adotando o formato de laboratório, o workshop principal utiliza projetos audiovisuais em etapa de desenvolvimento como ferramenta pedagógica para abordagem de diversos conteúdos e conceitos em diferentes aspectos (criativos, dramatúrgicos, artísticos, financeiros, legais, estratégicos, sociais e estéticos) a partir da interação com tutores renomados que reúnem diferentes perspectivas sobre os processos artísticos e produtivos implicados na realização de uma obra cinematográfica, desde o seu desenvolvimento até a sua comercialização.

Pelo BrLab, passaram obras marcantes do cinema contemporâneo, como O Lobo Atrás da Porta (de Fernando Coimbra), Amor Plástico e Barulho (de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira), Las Herederas (de Marcelo Martinessi), Desterro (de Maria Clara Escobar) e Cidade dos Piratas (de Otto Guerra).

Plataformas

Os 20 projetos escolhidos para a edição regional do BrLab participarão de um workshop que será realizado ao longo de dez dias. Nesta “incubadora de futuros filmes”, as duplas de representantes de cada obra (diretor/a e produtor/a) terão consultorias integrais em aspectos como roteiro, produção, direção e distribuição.

Respeitando as restrições impostas pela pandemia, as ações do BrLab SP acontecerão em formato online. Todas as atividades serão realizadas por meio de plataformas para ensino à distância. Já as atividades abertas terão streaming no canal do youtube do BrLab (www.youtube.com/brlab).

You don't have permission to register