INICIAÇÃO AO AFTER EFFECTS

Aprenda como usar essa poderosa ferramenta de edição

Por André Corradini

Imagens: Divulgação

O princípio de qualquer trabalho no After Effects baseia-se em camadas. Todo material (imagens, vídeos e desenhos) adicionado dentro de uma composição trabalha de acordo com uma hierarquia em suas posições. Isto quer dizer que a camada que estiver acima se sobrepõe às inferiores, ou seja: a camada de cima cobre a de baixo. Este é um principio básico de programas, que permitem o trabalho com inúmeras camadas ou layers, como são chamadas tecnicamente.

after effects

A combinação das camadas pode ser feita de diversas maneiras, de acordo com o objetivo do trabalho e o que se busca com esses acertos. Após a criação da composição, o próximo passo é levar a imagem desejada para dentro da mesma.

Já na composição, a imagem pode ser trabalhada através dos mais diferentes tipos de efeitos, tanto os fixos (POSITION, SCALE, ROTATION e OPACITY), como os aplicados.

after effects

Quando adicionamos uma segunda imagem, devemos decidir se será colocada acima ou abaixo da primeira, de acordo com a combinação, o planejamento e o tipo de efeito que será utilizado. Dispostas as imagens, é possível combiná-las de acordo com os efeitos. Neste exemplo, recortaremos várias imagens e as distribuiremos sobre uma outra de fundo, ou background.

Inicialmente, recortamos as imagens desejadas através do uso da ferramenta de máscara, que permite manipular com precisão qualquer imagem, seja uma foto, um vídeo ou desenhos. Feito isto, a imagem que será utilizada de fundo é adicionada e acomodada de acordo com o efeito que se deseja obter.

Sobre cada camada, é possível, então, aplicar os mais diversos tipos de efeitos. Por exemplo, o Stroke – que, neste caso, gera uma linha ao redor da imagem recortada. Ao criarmos estes efeitos, conseguimos elaborar uma série de configurações como: animação da linha criada pelo Stroke, mudança de cor, espessura e opacidade, entre outras. A combinação dos mais diferentes efeitos permite que sejam criados novos e diferentes resultados, proporcionando a personalização que o profissional deseja. Para isto, é importante testar e experimentar as mais diversas combinações que o programa oferece.

Nas próximas postagens aprofundaremos no assunto, para que você possa aprender!

Veja Também